Excelência e Inovação em Higienização das Mãos - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Mater Dei é vencedor do Prêmio da OMS de Higienização das Mãos

Mater Dei é vencedor do Prêmio da OMS de Higienização das Mãos


A Rede Mater Dei de Saúde é vencedora do primeiro Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em Higienização das Mãos da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Prêmio tem por objetivo identificar e reconhecer hospitais que demonstram excelência na qualidade dos cuidados de saúde de acordo com determinados critérios, como inovação e criatividade ao implantar estratégias de adesão dos colaboradores às campanhas de higienização das mãos.
 
Nessa primeira edição do Prêmio na América Latina, foram inscritos 86 hospitais, mas apenas cinco foram selecionados como finalistas. Destes, apenas dois são brasileiros: o Hospital Mater Dei e o Hospital Santa Joana, de São Paulo. Após várias etapas de avaliação, que incluíram uma visita ao Hospital do Diretor do Programa de Controle de Infecções e do Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Paciente, Didier Pittet, para conhecer as ações desenvolvidas, o Mater Dei teve seu trabalho destacado.
 
O reconhecimento internacional está relacionado ao Centro de Colaboração da OMS e hospitais de toda a América Latina participaram da competição, mas apenas cinco chegaram à final.
 
Para a coordenadora do SECIH – Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mater Dei Silvana de Barros Ricardo, “a conquista do Prêmio é consequência de uma estrutura adequada nas áreas assistenciais, realização de treinamentos teóricos e práticos com estratégias de sensibilização e estímulo à correta higienização das mãos, entre outros fatores. Todos os colaboradores do Hospital merecem este reconhecimento”, destaca Silvana Ricardo.
 
O Hospital Mater Dei mantém prática de controle progressivo de infecções hospitalares, através do Programa Infecção Alvo Zero, que implementa medidas assistenciais de prevenção baseadas em evidências e monitoração de adesão dos profissionais. A higienização das mãos é, neste contexto, uma das estratégias mais eficientes para reduzir a transmissão de microorganismos e infecções. Os resultados obtidos refletem a soma de esforços para aumentar a segurança dos processos assistenciais.


RESPONSÁVEL:
Silvana de Barros Ricardo
Infectologista
CRM-MG: 18459


 

Publicado em: 01/09/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Termos relacionados OMS Higienização Mãos

Posts Relacionados

01 Setembro 2017

Mater Dei é vencedor do Prêmio da OMS...

A Rede Mater Dei de Saúde é vencedora do primeiro Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em Higienização das Mãos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
05 Maio 2017

Higienização das Mãos

05 de maio: Dia Mundial de Higienização das Mãos. Essa é a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.
02 Agosto 2016

Mater Dei faz campanha de...

A Rede Mater Dei de Saúde adotou como meta institucional a higiene adequada das mãos pelos profissionais como importante medida de segurança do paciente e prevenção das infecções hospitalares.