O Teste do Pezinho e a sua importância para a saúde do bebê - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Gravidez e Bebê » O Teste do Pezinho e a sua importância para a saúde do bebê

O Teste do Pezinho e a sua importância para a saúde do bebê

Logo quando nasce, é feito no bebê um exame chamado Teste do Pezinho. O exame é obrigatório por lei em todo o território brasileiro.  Mas você sabe por que ele é tão importante a ponto de precisar ter uma lei que obrigue a sua realização? O pediatra da Rede Mater Dei de Saúde, Paulo Poggiali, conta que se trata de um teste de sangue e que, no Brasil, recebeu esse nome pelo fato do sangue ser colhido do calcanhar do bebê. “Nos demais países, ele é chamado de Triagem ou screening Neonatal e investiga precocemente inúmeras doenças”, completa o médico.
 
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção com a finalidade de detectar precocemente doenças que, se não tratadas, podem causar prejuízos à saúde e comprometer a qualidade de vida da criança. O pediatra afirma que “o teste é extremante importante porque possibilita, muitas vezes, a intervenção médica antes que determinada doença se manifeste clinicamente.” Isso permite que os efeitos clínicos e sequelas sejam minimizados ou até que se evite, a sua manifestação por completo.
 
Antes mesmo de ser lei no país, a Neonatologia do Mater Dei teve a iniciativa de introduzir essa triagem para todos os bebês nascidos na maternidade da Rede. Antes disso, o Teste do Pezinho era realizado apenas em importantes iniciativas privadas e em poucos estados brasileiros.
 
“No Mater Dei fazemos há muitos anos o Teste do Pezinho Ampliado, que além de Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias, Hipotireoidismo Congênito e Fibrose Cística detecta também deficiência de Biotinidase, Galactosemia, Insuficiência Congênita da glândula Supra Renal e Cromatografia de aminoácidos (que abrange cerca de 20 doenças metabólicas)”, explica Paulo Poggiali.
 
Em busca de sempre oferecer o que há de mais moderno aos seus pacientes, este ano, a Rede Mater Dei passou a disponibilizar a Triagem para Imunodeficiência Combinada Grave – SCID (Severe Combined Immuno Deficiency). Trata-se de uma condição genética que se manifesta antes dos três primeiros meses de vida como uma síndrome de infecções recorrentes. Por isso a necessidade de haver um diagnóstico precoce para que seja feita a intervenção imediata. A equipe do Hospital pretende oferecer o Teste do Pezinho Expandido que é capaz de detectar cerca de 50 doenças, uma versão do Teste do Pezinho bastante realizada nos Estados Unidos e pouco presente no Brasil.


RESPONSÁVEL:
Paulo Poggiali
Pediatra
CRM-MG: 0836
 


Publicado em: 05/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados Pediatria exame Teste do pezinho

Posts Relacionados

18 Fevereiro 2022

Síndrome de Asperger: conheça para...

Pediatra da Rede Mater Dei de Saúde explica quais são os principais sintomas e características que surgem ainda na infância
26 Janeiro 2018

4 dicas essenciais para cuidar das...

A época de férias escolares para as crianças é sinônimo de diversão. Portanto, os pais ou responsáveis precisam ficar atentos para evitar desidratação, doenças por causa de alimentação desequilibrada ou acidentes domésticos.
02 Setembro 2016

Como ensinar as crianças a ter uma...

Ambiente calmo, variedade de alimentos, hábito dos pais e aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Essas são as principais dicas do coordenador da Pediatria dp Mater Dei, Luís Fernando, para os pais ou responsáveis que querem estimular uma dieta saudável...