Logo quando nasce, é feito no bebê um exame chamado Teste do Pezinho. O exame é obrigatório por lei em todo o território brasileiro. Mas você sabe por que ele é tão importante a ponto de precisar ter uma lei que obrigue a sua realização? O pediatra da Rede Mater Dei de Saúde, Paulo Poggiali, conta que se trata de um teste de sangue e que, no Brasil, recebeu esse nome pelo fato do sangue ser colhido do calcanhar do bebê. “Nos demais países, ele é chamado de Triagem ou screening Neonatal e investiga precocemente inúmeras doenças”, completa o médico.
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção com a finalidade de detectar precocemente doenças que, se não tratadas, podem causar prejuízos à saúde e comprometer a qualidade de vida da criança. O pediatra afirma que “o teste é extremante importante porque possibilita, muitas vezes, a intervenção médica antes que determinada doença se manifeste clinicamente.” Isso permite que os efeitos clínicos e sequelas sejam minimizados ou até que se evite, a sua manifestação por completo.
Antes mesmo de ser lei no país, a Neonatologia do Mater Dei teve a iniciativa de introduzir essa triagem para todos os bebês nascidos na maternidade da Rede. Antes disso, o Teste do Pezinho era realizado apenas em importantes iniciativas privadas e em poucos estados brasileiros.
“No Mater Dei fazemos há muitos anos o Teste do Pezinho Ampliado, que além de Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias, Hipotireoidismo Congênito e Fibrose Cística detecta também deficiência de Biotinidase, Galactosemia, Insuficiência Congênita da glândula Supra Renal e Cromatografia de aminoácidos (que abrange cerca de 20 doenças metabólicas)”, explica Paulo Poggiali.
Em busca de sempre oferecer o que há de mais moderno aos seus pacientes, este ano, a Rede Mater Dei passou a disponibilizar a Triagem para Imunodeficiência Combinada Grave – SCID (Severe Combined Immuno Deficiency). Trata-se de uma condição genética que se manifesta antes dos três primeiros meses de vida como uma síndrome de infecções recorrentes. Por isso a necessidade de haver um diagnóstico precoce para que seja feita a intervenção imediata. A equipe do Hospital pretende oferecer o Teste do Pezinho Expandido que é capaz de detectar cerca de 50 doenças, uma versão do Teste do Pezinho bastante realizada nos Estados Unidos e pouco presente no Brasil.
RESPONSÁVEL:
Paulo Poggiali
Pediatra
CRM-MG: 0836
Publicado em: 05/08/2016
Este post é sobre Cuidados com o bebê