Qualidade de vida para pacientes com câncer de próstata - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Qualidade de vida para pacientes

Um grande aliado no combate ao câncer de próstata é a utilização do Cloreto de Rádio-223, um novo medicamento antineoplásico injetável, emissor de partículas alfa. A Rede Mater Dei de Saúde, por meio da Medicina Nuclear, oferece o tratamento, que é indicado principalmente para aqueles pacientes com câncer de próstata que não responderam ao tratamento que reduz os hormônios masculinos e que apresentam metástases ósseas sintomáticas.
 
Por ser muito semelhante ao cálcio, o rádio-223 se concentra nas áreas das metástases ósseas do câncer de próstata. São regiões que formam o osso e que, por isso, precisam de cálcio. “Sua propriedade química ‘cálcio-mimética’ permite que o elemento se deposite muito próximo às células metastáticas, emitindo sua partícula alfa de alta energia linear e que consequentemente realiza a quebra das moléculas de DNA dessas células”, explica o médico coordenador da medicina nuclear da Rede, Leonardo Lamego.

A utilização desse tratamento traz alguns benefícios para o paciente. Além de demonstrar melhora na sobrevida em estágio avançado da doença, é menos tóxico e tem baixa incidência de efeitos colaterais, apresenta ainda importante alívio da dor, consequentemente aumento da qualidade de vida.

Tratamento integral para o câncer de próstata
Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam, agora, com atendimento multidisciplinar e integrado em Belo Horizonte específico para esse tratamento. O Mais Saúde Mater Dei possui o Núcleo Integrado da Próstata (NIP), serviço que disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede. As consultas acontecem às segundas-feiras, entre 13h30 às 15h30. O agendamento pode ser feito por telefone: (31) 3339-9595.

A medicina nuclear na Rede
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que usa pequenas quantidades de radioisótopos para diagnosticar, acompanhar  doenças do coração, glândulas (tireoide, paratireoides, adrenais, salivares), ossos, rins, pulmões e cérebro dentre outros órgãos, na atualidade algumas terapias também são realizadas, como o câncer de tireoide e tumores neuroendócrinos. Os exames realizados nesses órgãos são praticamente não invasivos, realizados em modernas Gama Câmaras e são chamados de Cintilografias, e buscam demonstrar o funcionamento, dos órgãos detectando precocemente algumas patologias.

Tem grande ligação com a Oncologia já que é capaz de diagnosticar, acompanhar o tratamento cirúrgico e quimioterápico além de planejar a radioterapia de tumores malignos (Câncer) com grande precisão através do Exame de PET-CT FDG, PET CT Ga 68 PMSA, PET CT Ga 68 Dotatoc.

RESPONSÁVEL:
Leonardo Lamego Rezende
Coordenador da Medicina Nuclear da Rede Mater Dei de Saúde
CRM: 25816


 

Publicado em: 20/03/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Saúde e Bem estar

Posts Relacionados

03 Novembro 2016

Câncer de Próstata: quando mais...

No Brasil, a estimativa é que ocorrerão 69 mil novos casos de câncer de próstata com, aproximadamente, oito mil novos casos em Minas Gerais, sendo 1.180 em Belo Horizonte.
20 Março 2019

Qualidade de vida para pacientes

Um grande aliado no combate ao câncer de próstata é a utilização do Cloreto de Rádio-223, um novo medicamento que melhora a qualidade de vida em pacientes com câncer de próstata com metástases ósseas sintomáticas.
08 Junho 2021

Teranóstica - terapia e diagnóstico...

Atualmente, a medicina nuclear no Brasil está passando por grandes modificações. Essa especialidade médica, não muito conhecida pelo público, vem se tornando cada vez mais, ferramenta fundamental para o diagnóstico e tratamento do câncer.