Durante a pandemia, muitas pessoas com outras doenças estão evitando ir aos hospitais mesmo com sintomas graves. Como resultado, muitas estão buscando atendimento apenas em situações críticas. Nesses casos, ficar em casa é um risco maior para a sua saúde, e a pessoa deve sair para buscar tratamento.
A vice-presidente assistencial e operacional da Rede, Márcia Salvador Géo, alerta que a recomendação das autoridades públicas de saúde de as pessoas ficarem em casa e só procurarem os Hospitais quando os sintomas da Covid-19 se agravarem, como falta de ar, por exemplo, são relativos a pacientes com sintomas gripais, ou sabidamente positivos, para a COVID 19. Alguns sinais e sintomas de outras doenças são alertas para as pessoas procurarem o quanto antes assistência médico-hospitalar. “Temos recebido em nossos Prontos-socorros pacientes com doenças em estágio avançado e que se agravam devido à demora em vir para o hospital por medo de uma possível contaminação por Covid-19. Cirurgias, adiadas também trazem risco de uma deterioração do quadro clínico, com um risco maior para o paciente. E aqui vai outro alerta: nem tudo que é eletivo pode ser adiado”, afirma a médica. Para que isso não aconteça, as instituições devem estar preparadas para atender a todos os pacientes.
Em janeiro esta preparação já começou a ser realizada na Rede Mater Dei de Saúde, que criou fluxos diferentes nos seus hospitais para receber cada tipo de paciente. São entradas e elevadores diferentes, guichês de atendimento, protocolos ainda mais rígidos, tudo para que os clientes tenham a segurança necessária e qualidade no atendimento, conforme ressalta Márcia Salvador. “Nós começamos a discutir esse assunto internamente na Rede desde o final de janeiro e, mais recentemente, há umas cinco semanas, instituímos um comitê para intensificar essas ações. Hoje, os Hospitais já têm protocolos e fluxos separados para pacientes com sintomas gripais, casos suspeitos e/ou confirmados do coronavírus, além de outros fluxos para pacientes que precisam frequentar o hospital. Na prática, são entradas e espaços físicos e equipes de atendimento separados. Com certeza hoje não há risco de contágio intra-hospitalar dentro dos hospitais da Rede Mater Dei de Saúde. Sem dúvida vir a um hospital é mais seguro do que a maioria dos ambientes comerciais e sociais. Aqui, além da separação total de casos suspeitos ou positivos, toda a comunidade usa máscara cirúrgica ou N 95 e tem álcool gel acessível em todos os locais”, destaca.
Todas as áreas foram preparadas e as equipes capacitadas para garantir a realização segura de atendimento e procedimentos. “Na unidade de internação e nas alas de terapia intensiva, por exemplo, os andares e alas também são separados. Fizemos uma capacitação intensa, com todo o nosso corpo de colaboradores, enfermagem e com o corpo clínico, médicos e a equipe multiprofissional” finaliza a médica.
Para ajudar os pacientes a identificarem os casos que não podem esperar para buscar atendimento, a Rede Mater Dei de Saúde preparou um material com uma lista de sintomas, separados por especialidade, além dos fluxos diferenciados. Clique aqui e confira.
OUTRAS AÇÕES ADOTADAS PELA REDE
Visita virtual
A Rede Mater Dei de Saúde está trazendo os familiares para mais perto dos pacientes internados no CTI exclusivo para pacientes COVID 19. Trata-se da Visita Virtual. A tecnologia tem sido uma ferramenta essencial para aproximação de familiares e pacientes que não podem receber visitas. A proposta é manter o vínculo afetivo mesmo sem a possibilidade de contato físico. Sabemos que a permanência da família ao lado dos pacientes é muito importante para o tratamento e esta pode ser uma forma de amenizar a saudade de quem teve o contato físico suspenso neste momento. Para agendar a Visita Virtual, a família deverá procurar a secretaria do CTI, da Unidade onde o paciente estiver internado, e seguir as recomendações da equipe.
Telemedicina
Alguns sintomas necessitam de avaliação médica, mas nem sempre é possível sair de casa. Para esses momentos, a Rede Mater Dei de Saúde implantou a Telemedicina Mater Dei. Os clientes podem realizar consultas de Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria pela internet. Acesse www.materdei.com.br/
Drive-Thru para vacina e coleta de exames
Para maior comodidade ao realizar exames laboratoriais e vacinas, a Rede Mater Dei de Saúde conta agora com o serviço de drive-thru em seu Laboratório da Av. Barbacena, nº 1067.
A nova modalidade da Rede oferece mais agilidade nos atendimentos laboratoriais, sem precisar sair do seu veículo. O objetivo é oferecer um atendimento ainda mais personalizado, proporcionando aos clientes mais conforto, além de evitar riscos de contaminação.
O atendimento inclui coleta e entrega de materiais para exames laboratoriais, vacinas e testes para Covid-19, com horários de funcionamento, para coleta, de segunda a sexta-feira, das 6h às 16h30, e aos sábados das 7h às 11h.
Para solicitar o serviço, o cliente pode chegar com o carro na entrada do estacionamento do Laboratório, e informar que deseja realizar a coleta em drive-thru. Uma equipe devidamente equipada conduzirá o atendimento seguindo os padrões de qualidade e segurança adotados pela Rede Mater Dei de Saúde.
Para dúvidas e informações, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (31) 3339-9010 ou acesse o nosso site materdei.com.br