Geralmente, quando se fala de doença reumática, logo pensamos que se trata de pessoas adultas e idosas. Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, existem casos de crianças que sofrem de doenças reumáticas, embora o surgimento de antibióticos e melhora da qualidade de vida em geral tenha diminuído a incidência.
Essas doenças são associadas ao desgaste articular e das cartilagens, enfraquecimento muscular e perda de massa óssea, e nas crianças não é diferente, elas podem sentir dor e enfraquecimento nas articulações, e isso pode gerar problemas na vida adulta.
Várias doenças reumáticas podem surgir na infância, entre as mais comuns estão: a artrite crônica da infância, o lúpus, a vasculite, e outros. Em qualquer uma dessas doenças é necessário um cuidado especial, para evitar agravamento e facilitar o tratamento.
Pesquisar os motivos de dores constantes nas articulações da criança é a melhor prevenção e o caminho para um diagnóstico precoce. É recomendável avaliar com um pediatra a presença dos seguintes sintomas e sinais: dor nas costas e articulações persistentes, inchaço e calor no local das articulações, dor constante nas pernas e braços, febre por vários dias sem causa aparente, perda de peso, retardo no crescimento, cansaço que modifique a atividades da criança e fraqueza muscular.
No tratamento das doenças reumáticas infantis, é importante que a atuação médica seja multidisciplinar. Além de medicamentos prescritos somente pelo especialista, a terapia física é indicada. Em casos mais graves, cirurgias para correção de sequelas são realizadas, daí a necessidade de interação com outras especialidades como :ortopedista pediátrico, fisioterapeuta, nutricionista, entre outras.
RESPONSÁVEL:
Raquel Pitchon Reis
Alergia e Imunologia Pediátrica
CRM-MG: 18648