A dor na coluna lombar acomete grande parte da população brasileira, sendo causa importante de ausência do trabalho e interferência nas atividades do cotidiano. A grande maioria dos pacientes com dor lombar tem algum tipo de estiramento muscular ou ligamentar, que geralmente melhora espontaneamente após um curto período de tratamento com analgésicos e fisioterapia.
Uma pequena porcentagem dos pacientes continua a sentir dores na coluna lombar após este período de tratamento conservador. Estes pacientes devem então ser avaliados por especialistas, para uma investigação mais detalhada da causa da dor, para que a mesma seja adequadamente tratada.
Na maioria dos casos, a dor é resultante de processos degenerativos nos discos ou articulações da coluna, levando ‘a dor lombar. Estas dores na coluna referents a problemas degenerativos geralmente pioram com a posição assentada ou ao andar. Pode haver compressão ou irritação de uma raiz nervosa, resultando na conhecida dor ciática, que se refere a uma dor intensa irradiando-se ao longo da coxa e perna, ou dificuldade para caminhar, quando várias raízes nervosas são acometidas.
Mais raramente, podem existir outros sinais e sintomas associados que sugerem problemas mais sérios e que devem ser investigados com prontidão, como febre, perda de peso, dor que piora somente durante o sono ou dor associada a fraqueza acentuada de braços ou pernas.
A equipe de Neurocirurgia do Hospital Mater Dei conta com vários profissionais especialistas em problemas da coluna vertebral. São realizados desde procedimentos minimamente invasivos para tratamento de dores devido a processos degenerativos até problemas muito complexos como cirurgias para tratamento de infecções ou tumores da coluna vertebral.
RESPONSÁVEL:
Marcelo Vilela
Coordenador do serviço de neurocirurgia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 28805