O que é
A hipertensão arterial é uma doença bastante popular no Brasil, já que, acomete uma em cada três pessoas em idade adulta, segundo estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Também conhecida como "pressão alta", a doença acontece quando o sangue que é bombeado pelo coração precisa exercer uma força maior para passar pelas artérias. Ou seja, é quando as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue.
A hipertensão pode levar a consequências graves e, muitas vezes, irreversíves. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é hoje responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais.
Causas
Vários fatores, externos e internos, podem ser responsáveis pelo aumento da pressão arterial. Na maioria das vezes eles atuam juntos, sem causar a hipertensão quando analisados isoladamente.
- Fatores Internos:
Falta de exercício físico
Má alimentação
Obesidade
Consumo de sal em excesso
Consumo excessivo de álcool
Tabagismo
Estresse
- Fatores externos:
Hereditariedade: algumas pessoas têm Recebemos pré-disposição a ter pressão alta.
Idade: o envelhecimento, em ambos os sexos, aumenta o risco de desenvovler a doença.
Pessoas negras oferecem maior predisposição à doença.
Sintomas
Hipertensão arterial é, na maioria das vezes, uma doneça silenciosa que só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Porém, algumas pessoas podem vir a apresentar alguns sinais de alerta, como dores de cabeça, sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço.
Tratamento
É muito importante que a pessoa que tenha hipertensão se concientize que para o tratamento da doença ser efetivo preciso, a mudança dos hábitos de vida é tão importante qaunto o uso de mecidamentos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hipertenso que não realiza o tratamento farmacológico associado ao não farmacológico, apresenta uma redução na expectativa de vida de até 16,5 anos.
Diagnóstico
A pressão arterial com valores normais situa-se abaixo de 120/80 mmHg. Se a medição de alguém registrar uma pressão de 140/90 mmHg ou mais, muito provavelmente trata-se de um quadro de hipertensão e um
cardiologista deve ser porcurado.