Traumas acústicos, exposição a sons muito altos e problemas genéticos são alguns dos fatores que podem levar à surdez. O problema pode ser diagnosticado em qualquer idade, o que muda, de acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Mater Dei Sérgio Ricardo de Almeida Barbosa, é que temos em idades diferentes tipos de perda de audição diferentes. “É importante lembrar que os problemas auditivos podem ser diagnosticados por meio de exame otorrinolaringológico completo e exames audiológicos”, explica.
De acordo com o médico, é possível prevenir a surdez com o teste da orelhinha, seguido de consultas mais regulares ao otorrino. “Diante de um quadro súbito, deve ser feita avaliação imediata de urgência. Em alguns casos, o problema pode ser revertido através de cirurgias ou aparelhos e implantes”, afirma.
A perda da audição ainda pode desencadear dificuldades na socialização do indivíduo, mas também ficam comprometidos a segurança e o desenvolvimento intelectual, entre outros. “Prevenir problemas auditivos significa investir em um futuro melhor, procurando conscientizar a população de uma questão séria que muito nos aflige” completa o médico.
RESPONSÁVEL:
Sérgio Ricardo de Almeida Barbosa
Otorrinolaringologista
CRM-MG: 23477