Tensão pré-menstrual  - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Tensão pré-menstrual 

O que é Tensão Pré-Menstrual? 
TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um grupo de sintomas variados que a mulher tem antes ou durante a menstruação. Geralmente, começa antes de a mulher menstruar e acaba quando a mulher menstrua.
Hábitos como alimentação saudável e atividade física regular podem estar associados à melhora dos sintomas da TPM?
Sim. Na medida em que o exercício físico aumenta a endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem estar), os sintomas podem ser amenizados. O exercício é extremamente benéfico.
Há casos em que a TPM deve ser tratada?
Sim. Quando a paciente está muito incomodada, pode-se tratar com os sintomáticos. Se ela fica depressiva, indica-se um antidepressivo. Se ela está irritada, indica-se um antiansiolítico.
Quando o tratamento é indicado?
Depende da intensidade dos sintomas. Se com o tratamento sintomático não houver sucesso, pode-se recorrer à tentativa de abolir a menstruação.
Há meios de evitar, prevenir, tratar ou amenizar os sintomas da TPM?
É possível amenizar, prevenir e, até mesmo, acabar com os sintomas com algumas estratégias: tratar os sintomas: se há dor mamária, medicamentos para melhorar. Se a mulher tem edema, indica-se um diurético no período pré-menstrual. Se ela tem enxaqueca, trata-se no pré-menstrual. Outra estratégia é abolir a menstruação da paciente. Não há contra indicações, mas é difícil abolir completamente, havendo poucos recursos no mercado para esse fim.
Quais os mitos e verdades envolvendo a TPM?
Há variação individual da percepção (como a mulher vê) sobre o período de TPM. Às vezes, há vontade de comer chocolate. A mulher fica com vontade de comer doces. Quando ela está mais nervosa, ela sente mais os sintomas da TPM do que quando ela está “de bem com a vida”. A frequência e ocorrência de sintomas também interferem e há formas de se controlar isso.


RESPONSÁVEL:
Raquel Silviano Brandão
Ginecologista e Obstetra
CRM: 23257