As inscrições para o Simpósio Pé Diabético 2017 estão encerradas. O evento gratuito acontecerá nos dias 2 (das 13h às 19h30) e 3 de junho (9h às 12h30) no Auditório do Hospital Mater Dei Santo Agostinho. O Simpósio, realizado pelo Grupo Multidisciplinar do Pé Diabético do Mater Dei, é destinado a residentes, médicos, enfermeiros, estudantes de medicina e enfermagem e áreas afins.
A edição 2017 será dividida em três módulos: diagnóstico, tratamento e prevenção e ação. Temas relevantes como: O impacto do pé diabético na qualidade de vida do paciente diabético; O papel da investigação por imagem no Pé Diabético; Como definir o nível de amputação ideal? Existem marcadores confiáveis?; e Salvamento e Reconstrução no Pé Diabético infectado grave, serão debatidos ao longo do evento. O Simpósio também contará com a presença dos Doutores Alexandre Godoy (USP/SP), Ana Lucia Munhoz (USP/SP), José da Mota Neto (UFJF) e Marcio Figueiredo (FAMERP), compartilhando suas experiências com o Pé Diabético.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de Diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano em nosso país. No mundo os dados são ainda mais alarmantes. Estima-se que cerca de 422 milhões de pessoas sejam diabéticas e 50% desenvolvam neuropatia 25 anos após o diagnóstico. “Os dados revelam o crescimento da doença, por isso, ao completarmos nosso décimo aniversário, nos sentimos na responsabilidade de promover um evento gratuito com o objetivo de compartilhar o conteúdo que estudamos, as principais tendências da área, além de trazer profissionais que irão agregar nosso debate. O Simpósio é uma oportunidade de todos aumentarem e ampliarem seu know how no assunto e assim termos uma classe médica ainda mais preparada para lidar com pacientes que possuam o Pé Diabético”, destaca o ortopedista Roberto Zambelli, membro do Grupo Multidisciplinar do Pé Diabético do Mater Dei.
Sobre o Grupo Multidisciplinar do Pé Diabético
O Grupo Multidisciplinar do Pé Diabético da Rede Mater Dei de Saúde nasceu no ano de 2007 pela iniciativa dos Drs. Fernando Lopes, José Mariano, Jorge Menezes, Erika Figueiredo e Daniel Mendes, com o objetivo de iniciar um atendimento sistematizado dentro de uma filosofia multidisciplinar. Assim, cada parte da assistência ficaria responsável por se dedicar a solucionar uma parte do problema, sempre baseado nas melhores práticas e numa rotina sistematizada, objetivando minimizar os impactos da doença, com menos abordagens cirúrgicas, atendimento humanizado e com o compromisso com a qualidade pela vida. Hoje o grupo é composto por médicos da Ortopedia, Cirurgia Plástica, Infectologia, e Angiologia e Cirurgia Vascular.
Data: 02 (das 13h às 19h30) e 03 (das 9h às 12h30) de junho de 2017
Local: Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza (Mater Dei Santo Agostinho - Rua Gonçalves Dias, 2.700, 1° subsolo - Belo Horizonte/MG)
Temas
- O papel da investigação por imagem no Pé Diabético
- Salvamento e reconstrução no Pé Diabético infectado grave
- EStratégias de Off-loading para as úlceras plantares
- Revascularização direcionada para o angiossoma da ferida: faz diferença?
- Oxigenoterapia hiperbárica: um adjuvante no tratamento do Pé Diabético
- Como definir o nível de amputação ideal? Existem marcadores confiáveis?
- Classificação das infecções em Pé Diabético e diagnóstico etiológico
- Antibióticoterapia parenteral ambulatorial
Convidados nacionais:
- Dra. Ana Lúcia Munhoz (USP-SP)
- Dr. Alexandre Godoy (USP-SP)
- Dr. José da Moto Neto (UFJF-MG)
- Dr. Márcio Figueiredo (FAMERP Rio Preto-SP)
Mais informações pelos telefones (31) 3401-7197 ou (31) 9 9587-8341 e pelo e-mail [email protected].