Qual o próximo feriado? O que ele significa? Novo projeto resgata origem de datas comemorativas com programação cultural gratuita para toda a família
Betim foi a cidade escolhida para receber a primeira edição do Oba, é feriado. No próximo 7 de setembro, evento vai resgatar as histórias e o sentido dos feriados nacionais, ocupar espaços públicos e preencher os dias de folga com cultura, lazer e cidadania
Feriados – especialmente os prolongados – são sempre muito esperados para quem pretende viajar. No entanto, quem fica na cidade não costuma encontrar programação para curtir com a família. Além disso, a origem dessas datas muitas vezes é desconhecida e merece ser ressignificada já que têm a importante função de marcar a passagem do tempo ou celebrar algum fato histórico de grande significado para a construção da identidade de um povo. No dia 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil – um novo evento chega a Betim para divertir crianças e suas famílias e resgatar a história por trás dessa data. A praça Milton Campos, recebe, das 9h às 13h, a primeira edição do “Oba, é feriado”.
O evento, realizado pelo Ministério da Cultura e Rede Mater Dei de Saúde, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, terá apresentação da educadora, apresentadora, contadora de histórias e cantora Rúbia Mesquita. A programação contará ainda com a Banda do Bororó, a apresentação de circo “O Incrível Mundo das Bolhas Gigantes” e o premiado espetáculo de bonecos “Pedro e o Lobo”, do Grupo Giramundo.
Além das atrações no palco, os adultos poderão relembrar a infância e as crianças conhecerão brincadeiras antigas. Para se divertirem e brincarem juntos, as crianças e suas famílias terão à disposição bambolê, elástico, amarelinha, rouba bandeira, pula corda, bolhas de sabão e jogos gigantes de dama, dominó, resta um, jenga, entre outros. Na área de recreação haverá o “Jogo Feriado” – um tabuleiro gigante com perguntas e respostas sobre o tema do feriado. Toda a programação é gratuita.
Sobre o projeto
O “Oba, é feriado” busca tornar os dias de folga ainda mais esperados, interessantes e divertidos para as pessoas, além de mostrar o sentido dos feriados nacionais - que são datas importantes para o país, para a cultura e para reforçar valores de cidadania. Em um dia propício para reunir toda a família, objetivo é fazer as pessoas pararem para pensar no significado e nos fatores históricos dos feriados. Com informação, cultura e lazer em importantes espaços públicos das cidades, os feriados nunca mais serão os mesmos.
E aí, já está pensando quando é o próximo feriado? O segundo encontro já está marcado, no mesmo local, para o dia 12 de outubro – feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e data em que se comemora o Dia das Crianças. A proposta deste projeto, em fase piloto, é que o evento ocorra durante todos os feriados do próximo ano.
Programação
9h: Banda Bororó – anima os mais tradicionais bailes carnavalescos, de casamentos a eventos culturais, com um show é 100% instrumental.
10h15: Giramundo – Pedro e o Lobo é a montagem mais encenada da história do Giramundo e promete encantar a criançada. No espetáculo Pedro é uma criança muito valente que vive com o avô. Em um belo dia, ele enfrenta um lobo com a ajuda dos seus amigos animais.
11h30: O incrível mundo das bolhas gigantes – O espetáculo convida ao resgate do lúdico do ato de brincar e da doçura da infância com poesia, magia, mímica e claro: bolhas de sabão.
Curiosidades - Oba, é feriado
O primeiro feriado civil surgiu em 1789 na França, mais precisamente no dia 14 de julho, data da queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa.
No Brasil, temos feriados nacionais, estaduais e municipais, regulamentados por lei. Há quem diga que o Brasil tem muitos feriados. Este ano, são nove feriados nacionais, mas se compararmos com o resto do mundo, o Brasil ocupa a 46º posição entre 193 países.
A data de 7 de setembro celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal, que aconteceu em 1822, quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa. O Dia da Independência é comemorado em sete de setembro, data em que ocorreu o conhecido episódio do "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Com a independência, Dom Pedro I, aos 24 anos, se tornou o primeiro Imperador do Brasil, que manteve a monarquia como forma de governo até a Proclamação da República, em 1889. Os tradicionais desfiles de sete de setembro mudaram com o passar dos anos, acompanhando a cultura e a política do país, agregando civis e militares, estudantes, movimentos e instituições em torno da representação da cidadania.