12 de outubro é feriado por quê? Vem aí a próxima edição do "Oba, é Feriado" para divertir as famílias e resgatar o motivo da folga nessa data
Vamos comemorar o Dia das Crianças e resgatar a origem das celebrações da data com programação cultural. É dia de folga, mas também de aprender brincando
Tem feriadão chegando, oba! O 12 de outubro é um dos mais aguardados pelos brasileiros – adultos e crianças, mas poucos sabem por que ele é comemorado em todo o país. Muitos acreditam que a folga é por conta do Dia das Crianças. Apesar da comemoração ser no mesmo dia, a data presta homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A 2ª edição do “Oba, é feriado” chega com atrações divertidas e gratuitas para resgatar essa história e comemorar a folga prolongada. A Praça Milton Campos, em Betim, será mais uma vez o local do evento. A partir das 9h, crianças e suas famílias que permanecerem em Betim durante o feriado poderão ocupar a praça e se divertirem com as apresentações da tradicional banda instrumental da cidade, Nossa Senhora do Carmo; do espetáculo “Uma Surpresa para Benedita” com o Grupo Trampulim; e do Palhaço Popó,
Além destas atrações, brincadeiras que marcam a infância e muitas curiosidades sobre os feriados fazem parte da programação. As crianças e suas famílias terão à disposição amarelinha, pula corda, bolhas de sabão e jogos gigantes de dama, dominó, resta um, jenga, entre outros. Na área de recreação haverá o “Jogo Feriado” – um tabuleiro gigante com perguntas e respostas sobre o tema do feriado. A origem dessas datas muitas vezes é desconhecida e merece ser ressignificada já que têm a importante função de marcar a passagem do tempo ou celebrar algum fato histórico de grande significado para a construção da identidade de um povo. Toda a programação é gratuita. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura e Rede Mater Dei de Saúde, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o projeto
O “Oba, é feriado” busca tornar os dias de folga ainda mais esperados, interessantes e divertidos para as pessoas, além de mostrar o sentido dos feriados nacionais - que são datas importantes para o país, para a cultura e para reforçar valores de cidadania. Em um dia propício para reunir toda a família, objetivo é resgatar o significado e histórias dos feriados, de forma interativa. Com informação, cultura e lazer em importantes espaços públicos das cidades, os feriados nunca mais serão os mesmos. A proposta deste projeto, em fase piloto, é que o evento ocorra durante todos os feriados do próximo ano.
Programação
9h - Banda Nossa Senhora do Carmo: Considerada a banda mais antiga da cidade, o grupo toca música instrumental e faz parte da história de Betim.
10h - Grupo Trampulim – O espetáculo apresentado pelos palhaços Sabonete e Benedita e provoca risos e surpresas no público. Um jantar inesperado pode se transformar em uma grande confusão cheia de imprevistos.
11h30 - Palhaço Popó: Com conteúdo educacional por meio do uso da música, mímica, mágica, malabarismo e equilibrismo, o espetáculo gera interação divertida com o público que vai se surpreender, refletir e gargalhar.
Curiosidades - Oba, é feriado
O primeiro feriado civil surgiu em 1789 na França, mais precisamente no dia 14 de julho, data da queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa. No Brasil, temos feriados nacionais, estaduais e municipais, regulamentados por lei. Há quem diga que o Brasil tem muitos feriados, mas se compararmos com o resto do mundo, o Brasil ocupa a 46º posição entre 193 países. Neste ano são nove feriados nacionais.
A história do feriado de Nossa Senhora Aparecida tem origem no século XVII. Há mais de três séculos, pescadores encontraram no rio Paraíba do Sul uma imagem da Santa, que se tornaria um dos principais símbolos da fé católica no Brasil.
O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países e cada um escolhe uma data para a celebração dos pequenos. Fato curioso é que o Dia das Crianças era comemorado em 20 de novembro, data em que o Unicef oficializou a Declaração dos Direitos da Criança no ano 1959. Em 1924, um projeto de lei federal instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Mas foi só em 1955 que a comemoração nesta data se tornou popular.