A médica e coordenadora do serviço de Neurologia do Mater Dei Contorno, Júlia Kallás, participou como palestrante no VII Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência, que teve como tema “O Protocolo de AVC no Hospital Privado”.
No mundo, a evolução no tratamento do AVC vem ocorrendo nos últimos anos com novas alternativas para diagnóstico e terapêutica dessa doença prevalente na população.
A Rede Mater Dei de Saúde possui o que há de melhor para o diagnóstico e tratamento do AVC. O pronto-socorro da Rede trabalha com um protocolo específico para o atendimento da doença, chamado “Código A”, no qual toda equipe, administrativo, enfermeiros e médicos se envolve no atendimento urgente das vítimas de AVC, otimizando os tempos e reduzindo as chances de sequelas. A médica explica que a parceria com outras áreas também auxilia neste tratamento: “A realização de trombólise com alteplase e trombectomia mecânica já acontece como rotina com o serviço de Neurorradiologia Intervencionista, que também está a postos para ajudar”, ela diz.
Além disso, a Rede Mater Dei de Saúde conta com o que há de melhor em tecnologia, por isso investiu no Rapid, um software de inteligência artificial que auxilia no tratamento do AVC. A coordenadora conta que essas novas alternativas de tratamento ainda não são realidade na maioria dos serviços públicos e privados: “A Rede investe frequentemente em tecnologia de ponta, dando oportunidade para os pacientes se recuperarem.”
Software RAPID
O Rapid permite avaliação rápida, segura e precisa da área do cérebro que tem possibilidades de ser recuperada após uma desobstrução do fluxo. Com a aquisição do Rapid, a equipe tem condições de definir a área cerebral que está em sofrimento, mas que ainda se encontra na penumbra isquêmica, o estágio onde ainda não houve morte neuronal e que, com a intervenção adequada no tempo adequado, pode ser recuperada.
Certificação Angels
Investindo, constantemente, para fazer o diagnóstico e tratamento adequados para os pacientes acometidos pelo AVC, os dois hospitais da Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno, garantiram a certificação da iniciativa Angels. A iniciativa tem como objetivo aumentar o número de centros capacitados para tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), oferecendo aos hospitais consultoria e técnicas que auxiliam na melhoria do atendimento ao paciente.
Para garantir a certificação, os hospitais passaram por várias etapas: a equipe Angels fez uma visita diagnóstica para mapear o fluxo de atendimento do AVC; foram escritos os protocolos com base nos guidelines internacionais e organizado o fluxo de atendimento; foram realizados treinamentos com todas as equipes incluindo as assistenciais, médicos, administrativos e de apoio como recepção, portaria e higienização.
O processo de avaliação durou seis meses, por meio dos indicadores de desempenho. Os dois hospitais atingiram padrões internacionais de qualidade no atendimento de AVC.
Reconheça a diferença entre AVC x Infarto.
É importante que exista a educação da população para saber reconhecer os sinais do AVC e procurar atendimento médico para ter condições de receber o tratamento adequado o mais rápido possível.
Acesse nosso conteúdo exclusivo e entenda as diferenças entre AVC x Infarto.
https://conteudo.materdei.com.br/avc-x-infarto
Este post é sobre Notícias institucionais