Sempre visando o bem-estar e o tratamento humanizado dos pacientes, a Rede Mater Dei de Saúde, por meio do programa “Pra Você Ficar Bem”, realiza o projeto “Música no Hospital”, que promove apresentações de artistas musicais com o objetivo de alegrar e trazer conforto para os pacientes em ambiente hospitalar.
Neste projeto, a Rede Mater Dei de Saúde presenciou uma história emocionante. A paciente Gabriela Rezende, que passa por um tratamento oncológico, se inspirou nas apresentações do músico Rodrigo de Oliveira, que acontecem no Mater Dei Contorno, e começou a fazer aulas de violino.
Gabriela conta que desde muito nova sempre gostou de música e arte: “Já fiz ginástica rítmica por alguns anos e até cheguei a participar de algumas competições. Sempre tive vontade de aprender a tocar algum instrumento musical também”. Ela diz que já assistia alguns vídeos no Youtube, mas ao ver as apresentações do violinista, se inspirou ainda mais em aprender: “Eu sempre tive esse interesse em aprender, sempre achei muito bonito. Assistia as apresentações do Rodrigo aqui no Hospital e um dia resolvi conversar com ele, perguntei sobre aulas e fui pedir ajuda para comprar um violino porque não entendo muito. Ele foi super carismático, me explicou tudo e se dispôs a me ajudar no que fosse preciso”, ela explica. Juntamente ao seu pai, Gabriela Rezende assiste aulas online nos intervalos disponíveis em seu tratamento e pretende, futuramente, realizar apresentações nos hospitais.
A paciente enfatiza a importância da arte para aqueles que estão em tratamento e agradece a Rede Mater Dei por este diferencial que possui: “Esse é o momento de tranquilidade e distração que temos. É um momento para pensar em coisas boas. O Hospital está de parabéns."
De acordo com Rodrigo, fazer as apresentações no Hospital é algo muito satisfatório: “Para mim é muito bom trazer a música e ser um diferencial para os pacientes. É muito gratificante saber que os pacientes gostam e que estou melhorando um pouco o dia de cada um deles”. Para o violinista, essa ação é um grande investimento da Rede Mater Dei, que não se vê nos outros lugares.
A Rede Mater Dei de Saúde entende que a intervenção musical é algo que traz benefícios para o paciente hospitalizado e mostra o compromisso com a valorização da vida, acolhimento e promoção de saúde.
Este post é sobre Notícias institucionais