A dengue é considerada a virose urbana mais difundida no mundo, sendo o Brasil, o país responsável pelo maior número de casos relatados anualmente. A doença é causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos) com quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Quando infectado, o ser humano desenvolve imunidade permanente ao sorotipo que causou a doença e imunidade temporária e parcial aos outros sorotipos. Todos os sorotipos podem levar a quadros graves da doença.
O Aedes aegypti é o principal vetor de dengue. A transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito infectada pelo vírus. Não há transmissão pelo contato direto de uma pessoa doente com uma pessoa sadia. Também não há transmissão pela água, por alimentos ou por quaisquer objetos.
Os principais sintomas da doença são:
· Febre alta: maior que 38,5ºC.
· Dores musculares intensas.
· Dor ao movimentar os olhos.
· Mal-estar.
· Falta de apetite.
· Dor de cabeça.
· Manchas vermelhas no corpo.
Os sintomas da doença duram tipicamente de 2 a 7 dias. A apresentação clínica da dengue, contudo, é variável, podendo cursar de forma assintomática ou leve, evoluindo para a remissão completa, ou evoluir de forma grave e, em alguns casos, levar inclusive à morte.
Entretanto, antes que ocorra o agravamento do quadro, alguns sinais de alarme podem surgir, permitindo identificar os pacientes com risco de evoluir para uma forma grave da doença. Sendo assim, é importante um acompanhamento médico rigoroso, para que o paciente seja monitorado e as intervenções sejam oportunas.
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é possível tratar os sintomas e prevenir complicações. Não se automedicar e evitar a desidratação, aumentando a ingestão de líquidos, são recomendações muito importantes para os pacientes.
Prevenção: a melhor forma de se combater a Dengue
A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito transmissor, eliminando águas paradas que possam se tornar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Confira algumas dicas: