Programa de Fisioterapia para pacientes em hemodiálise crônica do serviço da Rede Mater Dei de Saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Programa de Fisioterapia para pacientes em hemodiálise crônica do serviço da Rede Mater Dei de Saúde

Programa de Fisioterapia para pacientes em hemodiálise crônica do serviço da Rede Mater Dei de Saúde

A fim de aumentar a qualidade de vida dos pacientes de hemodiálise crônica, a Rede Mater Dei de Saúde oferece um serviço de fisioterapia voltado para quem realiza este tipo de tratamento. 

Mas afinal, por que fazer fisioterapia durante as sessões?

​Atividades físicas, de modo geral, fazem bem à saúde. No entanto, para os pacientes de hemodiálise, a fisioterapia se torna uma ferramenta de manutenção do bem-estar, quando realizada durante o tratamento, melhorando assim a qualidade de vida após as sessões. Os benefícios se estendem também para o dia a dia,  uma vez que a prática de exercício favorece uma rotina mais ativa, com menos dores e maior disposição.

Neste caso, a fisioterapia, em específico, atua revertendo o quadro de perda de força muscular e de redução de massa óssea, que são comuns em pacientes dialíticos. A atividade, portanto, atua melhorando este quadro e devolvendo ao paciente a segurança para atividades sociais.

Quais tipos de exercícios podem ser realizados, tendo em vista o momento da hemodiálise? 

Durante a sessão são realizadas várias modalidades de exercícios e cada uma delas proporciona um benefício diferente para o paciente. Como exemplo, estão as atividades executadas na mini bike, que têm o objetivo de melhorar o condicionamento cardiovascular; os alongamentos musculares, que melhoram a mobilidade corporal, e os exercícios de fortalecimento muscular, que recuperam a força do paciente. 

Para garantir a segurança das atividades e o cuidado com a saúde, durante a realização da fisioterapia o paciente tem seus os dados vitais e a percepção subjetiva de esforço monitorizados continuamente. 

Outros benefícios e um lembrete importante

Além dos pontos positivos sinalizados acima, a realização de fisioterapia durante a hemodiálise também pode aumentar a capacidade aeróbica e melhorar a sensação de bem-estar.

No entanto, é importante lembrar que os exercícios só devem ser feitos acompanhados por um profissional qualificado, que irá orientar os movimentos e monitorizar os dados vitais durante a fisioterapia. 

Como funciona o programa da Rede Mater Dei?

As sessões de fisioterapia são realizadas durante as sessões de hemodiálise e têm a duração média de 30 minutos - sempre respeitando a tolerância e o limite do paciente.

As atividades são realizadas em grupo, de até 4 pessoas, para que o fisioterapeuta possa monitorar individualmente cada participante. 

A recomendação é que o paciente participante use roupas confortáveis durante a sessão, que permitam a livre movimentação durante a fisioterapia.

A atividade física supervisionada é uma excelente opção para o tratamento, não deixe de cuidar ainda mais da sua saúde e de fazer tudo para você ficar bem!

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone: (31) 99755-1126

MATERFISIO  FISIOTERAPIA
CNPJ: 19169496/0001-50

Publicado em: 15/02/2022

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

04 Março 2022

Cirurgia Bariátrica e Prevenção da...

A obesidade é dividida em graus (I, II e III) baseando-se no Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma referência utilizada pela literatura mundial, e a fórmula do IMC consiste em dividir peso/altura²
09 Março 2022

Cuidar dos rins também proporciona...

Em 10 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 850 milhões de pessoas sofrem de doença renal crônica (DRC) no mundo, sendo que 2 a 4 milhões morrem anualmente em decorrência da enfermidade.
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...