Rede Mater Dei investe em tecnologia de ECMO - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Mater Dei investe em tecnologia de ECMO

Reforçando seu compromisso com a qualidade pela vida, a Rede Mater Dei de Saúde investe em uma técnica sofisticada, capaz de salvar vidas: a oxigenação por membrana extracorpórea - ECMO, uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar. O serviço oferecido pelo Mater Dei funciona dentro dos Centros de Terapia Intensiva (CTI), adulto, pediátrico e neonatal dos Hospitais da Rede e conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. 




Veja mais informações sobre a ECMO:

O que é ECMO?


ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) é uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar, realizada a partir de uma tecnologia que mimetiza a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a doença de base é enfrentada. 

Qual o objetivo da ECMO?


O objetivo da ECMO é substituir, de forma temporária, a função pulmonar ou cardiopulmonar, mantendo a perfusão tecidual adequada e reduzindo os danos relacionados à hipóxia e à hipoxemia. 

Como funciona a ECMO?


O equipamento consiste em um conjunto de cânulas, tubos, membrana oxigenadora e bomba propulsora, e possibilita que o sangue desoxigenado seja drenado do sistema venoso, atravesse uma membrana oxigenadora e depuradora de CO2 e seja reintroduzido no organismo. 

Para realizar a substituição pulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito venoso; para realizar a substituição cardiopulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito arterial. 

Quando a ECMO pode ser utilizada?


Recomenda-se a utilização da ECMO quando a patologia de base é reversível. No neonato a ECMO pode ser utilizada nos quadro de hipóxia grave relacionadas à aspiração meconial, hérnia diafragmática e hipertensão pulmonar persistente do recém nascido. Também pode ser utilizada nos casos de choque refratário de qualquer etiologia, desde que  exista tratamento específico para a doença de base.

No público pediátrico e adulto, os quadros de desconforto respiratório agudo (SDRA), contusões pulmonares severas, falência cardíaca refratária e de etiologia reversível, como nas miocardites, podem também ser enfrentados com o suporte da ECMO, com excelentes resultados. 

Quando a ECMO não deve ser utilizada? 


A ECMO não deve ser utilizada em pacientes que sofram de condições clínicas irreversíveis, patologias crônicas, que tenham sido submetidos a longos períodos de ventilação mecânica, ou que possuem lesões anatômicas irreversíveis. 

Através da disponibilização da tecnologia, equipe multidisciplinar capacitada, ações de educação continuada e parcerias com instituições de referência, o Programa de ECMO reforça o compromisso da Rede Mater Dei em proporcionar o melhor tratamento possível aos seus pacientes. 

Publicado em: 19/08/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados ECMO Mater Dei Oxigenação

Posts Relacionados

13 Dezembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde é premiada...

Na última terça-feira (06), a Rede Mater Dei de Saúde foi premiada na categoria Hospital Privado Destaque pelas ações de combate à Covid-19, do Prêmio Benchmarking Saúde 2021 em Salvador, promovido pela Criarmed. Luciana Silva, diretora clínica do Mater Dei...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...