Reforçando seu compromisso com a qualidade pela vida, a Rede Mater Dei de Saúde investe em uma técnica sofisticada, capaz de salvar vidas: a oxigenação por membrana extracorpórea - ECMO, uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar. O serviço oferecido pelo Mater Dei funciona dentro dos Centros de Terapia Intensiva (CTI), adulto, pediátrico e neonatal dos Hospitais da Rede e conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar.
Veja mais informações sobre a ECMO:
O que é ECMO?
ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) é uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar, realizada a partir de uma tecnologia que mimetiza a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a doença de base é enfrentada.
Qual o objetivo da ECMO?
O objetivo da ECMO é substituir, de forma temporária, a função pulmonar ou cardiopulmonar, mantendo a perfusão tecidual adequada e reduzindo os danos relacionados à hipóxia e à hipoxemia.
Como funciona a ECMO?
O equipamento consiste em um conjunto de cânulas, tubos, membrana oxigenadora e bomba propulsora, e possibilita que o sangue desoxigenado seja drenado do sistema venoso, atravesse uma membrana oxigenadora e depuradora de CO2 e seja reintroduzido no organismo.
Para realizar a substituição pulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito venoso; para realizar a substituição cardiopulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito arterial.
Quando a ECMO pode ser utilizada?
Recomenda-se a utilização da ECMO quando a patologia de base é reversível. No neonato a ECMO pode ser utilizada nos quadro de hipóxia grave relacionadas à aspiração meconial, hérnia diafragmática e hipertensão pulmonar persistente do recém nascido. Também pode ser utilizada nos casos de choque refratário de qualquer etiologia, desde que exista tratamento específico para a doença de base.
No público pediátrico e adulto, os quadros de desconforto respiratório agudo (SDRA), contusões pulmonares severas, falência cardíaca refratária e de etiologia reversível, como nas miocardites, podem também ser enfrentados com o suporte da ECMO, com excelentes resultados.
Quando a ECMO não deve ser utilizada?
A ECMO não deve ser utilizada em pacientes que sofram de condições clínicas irreversíveis, patologias crônicas, que tenham sido submetidos a longos períodos de ventilação mecânica, ou que possuem lesões anatômicas irreversíveis.
Através da disponibilização da tecnologia, equipe multidisciplinar capacitada, ações de educação continuada e parcerias com instituições de referência, o Programa de ECMO reforça o compromisso da Rede Mater Dei em proporcionar o melhor tratamento possível aos seus pacientes.
Publicado em: 19/08/2019
Este post é sobre Notícias institucionais