A importância da imunização em todas as fases da vida - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » A importância da imunização em todas as fases da vida

A importância da imunização em todas as fases da vida

O dia 9 de junho é marcado por celebrar o Dia Mundial da Imunização, data que reforça a importância dos cuidados com a saúde e a atualização do caderno de vacinas. A imunização está entre os quatro eventos que contribuíram para o aumento da expectativa de vida da humanidade, juntamente com o saneamento básico, a descoberta do antibiótico e outros avanços da medicina. 
 
O termo “vacina” foi cunhado e testado cientificamente em 1798 por Edward Jenner, que inoculou em um garoto um líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não adoeceu, demonstrando  a eficácia de proteção deste processo contra a varíola . No Brasil, o Programa Nacional de Imunização foi institucionalizado em 1975, organizando a integridade das ações de imunizações realizadas no país.

A saúde deve ser tratada por completo e manter a vacinação em dia é a melhor forma de prevenir diversas doenças, pois as vacinas estimulam o corpo a produzir defesas imunológicas que nos protegem contra várias enfermidades. No entanto, mesmo já sendo uma velha conhecida, desde o último ano temas como eficácia e segurança das vacinas ganharam grande protagonismo, com a corrida para o desenvolvimento destes imunizantes para combater a pandemia da SARS-CoV-2. 

De acordo com a médica patologista Flávia Massote, do Laboratório de Patologia Clínica da Rede Mater Dei de Saúde, apesar do grande interesse pela vacinação contra o coronavírus, paradoxalmente vem se observando uma queda nas coberturas vacinais em todos os estados brasileiros. “Conforme estudo feito pelo  IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), com base em dados do Ministério da Saúde, chegou-se à conclusão que ao menos metade dos municípios brasileiros não atingiu a meta estabelecida pelo PNI (Plano Nacional de Imunizações) aumentando o risco de ressurgirem doenças preveníveis”.

Se as taxas de cobertura nas crianças preocupam, a falta de conhecimento e de campanhas públicas que elucidam a importância das vacinas para os adultos torna as coberturas nesta faixa etária ainda piores. A OMS (Organização Mundial de Saúde) reitera que temos hoje 20 doenças imunopreveníveis, e que as vacinas evitam três milhões de mortes por ano. Além disso, ao tomar uma vacina, a redução da circulação daquele agente, vírus ou bactéria, acaba protegendo também as outras pessoas que não se vacinaram. 
 
A médica explica ainda a importância da vacinação: "a prática da vacinação é bastante segura e, ao contrário das falsas informações de que sobrecarregam o sistema imune, ela prepara o sistema imunológico para lidar melhor com as ameaças que ele sofre naturalmente. Trata-se isoladamente da medida mais custo-efetiva de prevenção em saúde, sendo mais que um dever, um direito de todos”.

As vacinas indicadas para os adultos no Brasil protegem contra tuberculose, hepatite A e B, sarampo, rubéola, caxumba, tétano, coqueluche, influenza (gripe), febre amarela, pneumonia, meningite, HPV e Herpes Zoster. Em caso de viagem para o exterior, procure o Centro de Suporte à Saúde do Viajante na sua cidade, para adequação das vacinas indicadas por cada país, com pelo menos um mês de antecedência.

Mantenha o seu cartão de vacinação atualizado!

Para saber se você está com todas as vacinas em dia, o ideal é procurar um serviço de vacinação, público ou privado, com seu cartão de vacinas em mãos.  Caso você não tenha seu cartão, você pode solicitar seu histórico vacinal no posto de saúde que frequenta ou mesmo na clínica de vacinação da sua preferência. Entretanto, se você se mudou ou não tem assiduidade em um único estabelecimento, o serviço pode atualizar suas vacinas baseado na sua faixa etária. 

Mater Dei Vacina
 
O Mater Dei Vacina pode te ajudar a atualizar seu cartão de vacina, com condições especiais de pagamento neste mês da Imunização.

A Rede Mater Dei de Saúde, por meio do Mater Dei Vacina, disponibiliza as principais vacinas do nascimento até a fase adulta e a terceira idade. Além das vacinas exigidas no calendário oficial brasileiro, o Serviço oferece também imunização que a rede pública não dispõe para a população. 

A imunização é feita em sala específica, proporcionando aos clientes um atendimento humanizado e personalizado. A equipe do Mater Dei Vacina recebe capacitação frequente com o objetivo de oferecer mais conforto para os pacientes.

Para dúvidas e orçamento, entre em contato pelos telefones: (31) 3339-9010 | (31) 99991-9208 (WhatsApp) ou pelo e-mail: [email protected]
 


 

Publicado em: 09/06/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...
13 Dezembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde é premiada...

Na última terça-feira (06), a Rede Mater Dei de Saúde foi premiada na categoria Hospital Privado Destaque pelas ações de combate à Covid-19, do Prêmio Benchmarking Saúde 2021 em Salvador, promovido pela Criarmed. Luciana Silva, diretora clínica do Mater Dei...
04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...