Cirurgia inédita para o tratamento de câncer coloanal é realizada no Mater Dei
A Equipe de Coloproctologia do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei realizou um procedimento cirúrgico utilizando técnica inovadora no mundo para o tratamento de câncer coloanal. Devido ao pioneirismo do procedimento, o vídeo da cirurgia foi publicado na Diseases of the Colon and Rectum, uma revista norte-americana de grande abrangência para o conhecimento científico na área de coloproctologia.
“A técnica utilizada consistiu na dissecção do cólon que estava retraído e estenosado através do ânus, numa dissecção na direção pelve-abdome. Para isso, utilizamos um dispositivo descartável chamado GelPoint, disponível no Mater Dei. Com isso, o problema foi corrigido e a anastomose coloanal foi refeita, acabando com o problema”, esclarece o coordenador de coloproctologia do Hospital Mater Dei Contorno, o médico Rodrigo Gomes.
O coloproctologista explica que ninguém havia tentado resolver o problema da estenose e retração da anastomose utilizando o dispositivo GelPoint e com o método de dissecção da pelve para o abdome, já que o tradicional seria do abdome, com laparotomia, para a pelve.
A publicação do vídeo da cirurgia em uma revista relevante para a área de coloproctologia reforça o compromisso da Rede Mater Dei de Saúde em proporcionar um cuidado maior e melhor, oferecendo assistência completa e de qualidade. “A publicação é importante porque valoriza o corpo clínico, mostrando que estamos na vanguarda do conhecimento, aplicando modernas técnicas de cirurgia minimamente invasiva e até inovando no conhecimento científico”, ressalta Rodrigo Gomes.
RESPONSÁVEL:
Rodrigo Gomes
Coordenador da coloproctologia do Mater Dei Contorno
CRM: 28351
Publicado em: 31/07/2017
Este post é sobre Notícias institucionais