O médico e diretor-geral do Mater Dei Betim-Contagem, André Costa, participou como moderador e palestrante no 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na COVID-19. O evento, online e gratuito, ocorreu entre os dias 3 e 7 de maio e foi realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS/CNPq).
O objetivo do Congresso foi promover discussões, atualizar profissionais da saúde sobre as recentes pesquisas e conhecimentos da infecção pela COVID-19, bem como evidências científicas acerca do manejo de pacientes.
André Costa explicou sobre a importância do congresso: “Ele serviu para que pudéssemos entender onde acertamos, onde erramos e onde temos que mudar na comunidade científica na forma de realizar os estudos e como usar os resultados no dia a dia.”
O evento é uma iniciativa do Projeto Registro Hospitalar Multicêntrico Nacional de Pacientes com COVID-19, um projeto colaborativo entre 37 instituições hospitalares de 17 cidades do país.
A Rede Mater Dei de Saúde foi uma das instituições que mais contribuíram para os dados do Registro Nacional de Pacientes com Covid. “A Rede contribuiu com todos os dados que são aprovados pelo nosso comitê de ética. Nós fomos um dos centros que recrutou pacientes para esse estudo. Também fomos um dos centros que mais apoiou com dados sobre a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea)”, diz André Costa.