A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente inala oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica normal, dentro de uma câmara hermeticamente fechada.
Indicada para auxiliar e acelerar o processo de cicatrização de feridas agudas ou crônicas, essa terapia pode aumentar em até 20 vezes o volume de oxigênio transportado pelo sangue. O grande diferencial que faz com que a Oxigenoterapia Hiperbárica seja tão efetiva para os tratamentos de pacientes é justamente fazer com que o sangue do mesmo seja rico em oxigênio.
Isso porque ter no sangue um grande volume do gás oxigênio, indispensável para os processos metabólicos e de defesa celular, traz diversos benefícios aos tecidos lesados, pois combate infecções causadas por bactérias e fungos, compensa a deficiência de circulação sanguínea decorrente do entupimento dos vasos ou da destruição destes em casos de esmagamento e amputação de braços e pernas. Além disso, o sangue rico em oxigênio também pode neutralizar toxinas, potencializando a ação de alguns antibióticos.
Reforçando seu diferencial em atendimento integrado e o compromisso com a qualidade pela vida, a Rede Mater Dei de Saúde implantou a Oxigenoterapia Hiperbárica dentro do ambiente hospitalar. Confira o depoimento de duas pacientes que utilizaram o serviço na unidade Mater Dei Santo Agostinho:
Oxigenoterapia Hiperbárica ajuda na cicatrização de cirurgia por trombose
Conversamos com Solange Viana, mãe da paciente Camile Lima, que nos contou um pouco mais sobre o tratamento da paciente: “A minha filha, Camile, precisou realizar a Oxigenoterapia Hiperbárica após sofrer uma trombose arterial e, consequentemente, realizar uma cirurgia para a desobstrução dos vasos. Esta terapia teve o objetivo de ajudar e acelerar a cicatrização deste procedimento.”
Solange ressalta que ela e sua filha se sentiram em casa no Mater Dei. “A equipe que nos atendia, principalmente a Raquel, era maravilhosa. Se preocupavam conosco como se fossem da família. Fiz amizades para a vida no hospital e mantenho contato até hoje com algumas pessoas.”
O principal benefício que Solange e Camile notaram com a realização do tratamento foi a rápida recuperação. “A rapidez com que a Camile se recuperou nos trouxe um grande alívio.”
Oxigenoterapia Hiperbárica ajuda na cicatrização de corte por cesárea
Patrícia Salgado recebeu indicação para o tratamento após passar por uma cesárea de emergência: “Precisei realizar o tratamento após uma gravidez gemelar, em que foi necessária a realização de uma cesárea de emergência. Eu já havia feito uma abdominoplastia e, devido à urgência da necessidade da cesariana, não foi possível realizar o corte como o planejado.”
A paciente ressalta os resultados positivos do tratamento e ainda revela uma grata surpresa: “A Hiperbárica melhorou muito a minha cicatrização. Os dois cortes cicatrizaram muito mais rápido e ficaram menos aparentes após as sessões do tratamento. Além disso, pude notar um aumento na produção de leite enquanto estava dentro da máquina.”. Patrícia também compartilha conosco a sua passagem pela Rede Mater Dei de Saúde: “A experiência no hospital foi maravilhosa, fui super bem atendida por todos da equipe. Sempre se preocuparam em tirar todas as minhas dúvidas e me deixaram à vontade durante todo o tratamento.”
Centro de Feridas e Hiperbárica
O serviço, que está localizado Mater Dei Santo Agostinho, tem como objetivo acolher e cuidar de pacientes com algum tipo de ferida - seja ela recente ou crônica. Para mais informações e marcação de consulta, entre em contato pelo telefone: (31) 3339-9595.
Este post é sobre Notícias institucionais