No intuito de complementar a formação dos residentes na área de ginecologia e obstetrícia, a Rede Mater Dei de Saúde realizou no dia 12 de dezembro um treinamento em desenvolvimento de habilidades cirúrgicas. A capacitação foi ministrada pelos médicos Claudia Laranjeira, Cassiano Moreira, Agnaldo Lopes e Daniela Saito e teve a participação de 15 residentes da Rede.
Foram utilizados simuladores “caixa preta” de endoscopia ginecológica, para aprimoramento de habilidades com pinças de videolaparoscopia e para realização de suturas. “O treinamento em caixas pretas simula a cirurgia, pois o aluno é capaz de usar as pinças de videolaparoscopia, sob a visão da câmera, como acontece na cirurgia endoscópica ginecológica. A habilidade de operar com a visão espelhada é o treinamento que o cirurgião precisa nestes procedimentos”, explica a coordenadora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Rede, Claudia Laranjeira.
A médica ainda ressalta que o jovem médico para completar sua formação nos programas de residência deve adquirir e consolidar conhecimento científico, assistir procedimentos cirúrgicos (ver e rever), auxiliar nas cirurgias sob supervisão para que dessa forma esteja apto a realizar os procedimentos.
Este post é sobre Notícias institucionais