A Rede Mater Dei de Saúde é pioneira no Estado na realização de cirurgia de citorredução para câncer de ovário utilizando de quimioterapia hipertérmica intraperitoneal (HIPEC). O procedimento, utilizando o Sistema Performer HT da empresa italiana RanD, foi realizado pela equipe de Ginecologia Oncológica, com o apoio da equipe do Hospital Integrado do Câncer (HIC) e representantes da RanD.
O ginecologista e ginecologista oncológico do Serviço de Ginecologia Oncológica do Mater Dei e responsável pelo procedimento, Agnaldo Lopes da Silva Filho, conta que a técnica é promissora e uma boa opção para as mulheres com câncer no ovário. “HIPEC é um tratamento aplicado logo após a cirurgia citorredutora, ou seja, uma cirurgia que visa a remoção de todos os tumores macroscópicos. Ainda no mesmo procedimento cirúrgico, associa-se a quimioterapia hipertérmica intraperitoneal por meio de infusão de agentes quimioterápicos a uma temperatura em torno de 41,6º C, no interior da cavidade abdominal”, explica.
De acordo com o médico, o método oferece altas doses de quimioterápico local e, associado aos efeitos benéficos da hipertermia, favorece o melhor controle tumoral e aumenta a sobrevida nas pacientes com câncer de ovário. Além de Agnaldo, participaram do procedimento os médicos Eduardo Batista Cândido, Mariana Seabra e Enaldo Melo de Lima, médicos do corpo clínico do HIC.
RESPONSÁVEL:
Agnaldo Lopes da Silva Filho
Ginecologista e Urologista Oncológico
CRM-MG: 29239
Este post é sobre Notícias institucionais