Olhar para o futuro - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Olhar para o futuro

Henrique Moraes Salvador Silva
Presidente da Rede Mater Dei de Saúde
 

Um dos fatores que garantem o sucesso de uma organização é o investimento em jovens profissionais de talento. São pessoas que estão no início da carreira e podem ser representantes de boas ideias e com potencial para desenvolvimento de grandes projetos. Formá-los e proporcionar o crescimento profissional por meio de programas de estágio e trainee, por exemplo, podem ser caminhos para viabilizar a perenidade de uma empresa.

Em uma instituição de saúde as oportunidades são diversas. São vários negócios dentro de um só sendo um excelente campo de aprendizado. Mas para que isso ocorra é importante que a organização se prepare para receber essas pessoas e para identificar possíveis talentos que podem ser formados na cultura e valores institucionais.

Tendo como core business a assistência, um hospital possibilita o investimento em diversas áreas como as que se dedicam à segurança e qualidade assistencial do paciente bem como a logística que envolve a prestação do serviço: alimentação, higienização e hotelaria, que nesse caso devem ser especializadas. Além dessas, existem as outras áreas que são comuns a outras organizações, como financeira, controladoria, recursos humanos e setores de apoio. É um segmento que requer planejamento na sua operação e execução através de processos que, por sua vez são, cada vez mais complexos.

Os estagiários e profissionais trainee representam o nosso olhar para o futuro. Estão em uma época de formação de ideias e valores, as quais podem ser bem aproveitadas na promoção de mudanças. Muitas vezes, em sala de aula, falta ao aluno a oportunidade para pôr em prática a teoria aprendida e quando uma instituição se organiza para recebê-lo, por meio de um programa com conteúdo bem objetivo e diversificado, esse período de formação é melhor aproveitado.

Para nós da Rede Mater Dei de Saúde, esses programas devem ter foco em conteúdo técnico, teórico e, também, comportamental. É dessa forma que contribuímos para o amadurecimento do profissional e que possibilitamos a identificação e alinhamento dos valores organizacionais com os pessoais.

Atualmente, 33% das principais lideranças da Rede Mater Dei de Saúde foram estagiários. Há 14 anos mantemos um programa de valorização do estagiário chamado de “Estagiário Destaque”, que os estimula a desenvolver as atividades de trabalho com eficiência. Tem como objetivo atrair e reter os acadêmicos com bom nível de desempenho, ao longo da atuação na Rede.  Os que se destacam podem ser efetivados, de acordo com a disponibilidade de vagas. Além disso, eles têm a oportunidade de obter novos conhecimentos sobre gestão, qualidade nas atividades realizadas, personalização e humanização no atendimento ao cliente e vários outros temas que são ministrados em capacitações. Somos uma Rede em expansão e, por isso, há um perfeito alinhamento entre a fase que vivemos hoje como Mater Dei e a fase de desenvolvimento daqueles que almejam ir além. Certamente serão valorizados aqueles talentos que querem crescer conosco.

O mundo vai ser outro, certamente, do que é hoje, em cinco ou dez anos. Investir na formação desses acadêmicos é, principalmente, direcionar o olhar para o futuro e para garantir o constante crescimento. É dar oportunidade para o novo, é tornar perene um modelo de administração e liderança. Em um período de constantes mudanças, torná-las positivas depende do nosso investimento e ações realizadas hoje. Temos que estar capacitados para viver esse tempo. É nossa responsabilidade crescer e aperfeiçoar ao lado de todas essas transformações que estão ocorrendo.

Reproduzido conforme original do Jornal Estado de Minas (Página 07 - 1º Caderno -  30.01.2019)

Publicado em: 30/01/2019

Posts Relacionados

09 Novembro 2018

Mater Dei participa do 6° CONAHP

A Rede Mater Dei de Saúde participou do 6° Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP), que aconteceu entre os dias 7 a 9 de novembro, no Hotel Sheraton-WTC, em São Paulo.
15 Setembro 2017

Unidade de TMO da Rede comemora a...

​Para muitos pacientes em tratamento oncológico, o Transplante de Medula Óssea (TMO) pode representar um passo significativo em direção à cura.
18 Janeiro 2019

​Solenidade marca inauguração do...

Cerca de mil pessoas estiveram presentes, dentre elas representantes do governo, empresas, corpo clínico e operadoras de planos de saúde parceiras. O evento simbolizou o início das atividades do Mater Dei Betim-Contagem