Os riscos do desafio da rasteira - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Os riscos do desafio da rasteira

Nas últimas semanas, um desafio perigoso feito por crianças e adolescentes viralizou nas redes sociais. Apelidado de “quebra-crânio”, ele é realizado por dois jovens que se posicionam ao lado de um colega. Este é orientado a pular e recebe uma rasteira, podendo vir a bater a cabeça no chão.  
     
Devido à brutalidade da queda, o participante pode sofrer um traumatismo craniano e, consequentemente, ter sequelas motoras, dificuldades de fala, perda de memória, convulsões, entre outros sintomas. O neurocirurgião Hugo Abi-Saber, que faz parte da equipe multidisciplinar responsável pelo atendimento do trauma nas emergências da Rede Mater Dei de Saúde explica que a pancada pode gerar uma lesão cerebral que faz a pessoa perder a consciência imediatamente. “O desmaio demonstra que o trauma foi de maior importância, ou seja, causado por maior energia, impactando o cérebro. Isso pode trazer consequências neurológicas negativas, sejam elas cognitivas, sensitivas ou motoras”. 
 
Apesar do nome “quebra-crânio”, a ‘brincadeira’ pode ocasionar fraturas em outras regiões do corpo, como na coluna cervical. “O trauma pode causar lesões graves da medula e levar a dificuldade respiratória, fraqueza nos membros e, em situações mais graves, tetraplegia”. O médico reforça que o trauma na coluna é muito variável e, por isso, é necessário que o paciente seja avaliado por um especialista para que se tenha um diagnóstico e tratamento adequado.
 
É importante ressaltar que ao presenciar situações como essas, as pessoas devem acionar os profissionais do SAMU ou do Corpo de Bombeiros para que seja feita a devida imobilização e remoção do paciente para um local com atendimento especializado. 
 
“A melhor forma de evitar o traumatismo é com a prevenção. É fundamental orientar os jovens sobre os riscos dessa “brincadeira”, além de realizar ações de conscientização nas escolas visando à prevenção de acidentes. Qualquer tipo de atividade que tenha o risco de a pessoa cair sem a devida proteção, deve ser evitada”, alerta o neurocirurgião.
 
 
Responsável:
Hugo Abi-Saber Rodrigues Pedrosa
Neurocirurgião da Rede Mater Dei de Saúde
CRM: 44512
 

 

Publicado em: 29/02/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados mater dei tomografia

Posts Relacionados

13 Dezembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde é premiada...

Na última terça-feira (06), a Rede Mater Dei de Saúde foi premiada na categoria Hospital Privado Destaque pelas ações de combate à Covid-19, do Prêmio Benchmarking Saúde 2021 em Salvador, promovido pela Criarmed. Luciana Silva, diretora clínica do Mater Dei...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...