Inaugurado em 1º de junho de 1980, é a primeira unidade da Rede Mater Dei de Saúde. É um hospital geral que atende às mais diversas especialidades. O Mater Dei foi o primeiro hospital de Minas Gerais que instalou um visor, para acompanhantes assistirem ao parto, chamado de Mineirinho. Referência de unidade hospitalar em Belo Horizonte, o Mater Dei foi pioneiro também na instalação da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN, assim como ginecologia e hemodinâmica.
A primeira expansão ocorreu no ano 2000 com a inauguração do Bloco II da Unidade, devido ao crescimento de clientes à procura por serviços de saúde.
Em 2014, o Hospital resgatou uma parte importante de sua história ao inaugurar o Centro de Reprodução Humana. Em 1989, nasceu a primeira criança de Minas Gerais, e a terceira do Brasil, fruto da fertilização in vitro realizada no Mater Dei O bebê nasceu em Goiânia, mas o tratamento de fertilização que possibilitou a gestação foi conduzido pela equipe de Reprodução Humana do Hospital.
O Hospital também foi o primeiro da capital mineira, e um dos primeiros no Brasil, a alcançar o Certificado de Excelência Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação – ONA, é acreditado ainda pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – Niaho e pela ISO 9001:2008. O Mater Dei é membro da Anahp e faz parte da Rede Brasileira de Hospitais Sentinela, da Anvisa.