Saiba quais os principais tipos de cânceres entre as mulheres e previna-se - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Saiba quais os principais tipos de cânceres entre as mulheres e previna-se

Saiba quais os principais tipos de cânceres entre as mulheres e previna-se


É fundamental aproveitar o mês do Outubro Rosa para lembrar e falar da saúde da mulher, afinal, de 10% a 15% dos cânceres no geral estão relacionados a uma doença hereditária, ou seja, a pessoa tem uma história familiar e recebe um gene chamado patogênico que vai causar uma predisposição a uma maior incidência daquele câncer em específico. Nas mulheres, o principal e mais conhecido é o BRCA1 e BRCA2 que aumenta muito a incidência de câncer de mama, atingindo um risco de 75% à 80% das mulheres que são portadoras desse gene podem desenvolver o câncer de mama e de ovário em cerca de 35% a 40%. 

 

Conheça quais são os principais tipos de câncer que acometem as mulheres:

 

O primeiro é o câncer de mama, com maior ocorrência, e cerca de  60.000 mil casos por ano no Brasil e 6.000 em Minas Gerais. Conheça os sinais e sintomas que geralmente pode ser percebido em fases iniciais:

 
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos;
  • Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer;
  • É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que possível e façam o autoexame. 
 

A partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis.

 

Enaldo Lima, oncologista e coordenador do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei de Saúde destaca uma grande novidade anunciada recentemente sobre o tratamento do câncer de mama: “Houve um desenvolvimento muito grande dos estudos dessa área, desde a descoberta deste gene (BRCA1 e BRCA2) em 1993-1994. Em 2021 foi apresentado um estudo no Congresso Americano de Oncologia Clínica relacionado ao tratamento das mulheres com câncer de mama com esse gen, onde  é utilizada uma medicação chamada de inibidor parp, que faz a correção do dano no DNA, fazendo a reparação do gen, esse medicamento quando utilizado por um ano após a cirurgia e a quimioterapia, aumenta muito a sobrevida livre de recaída, aumentando também a taxa de cura nesses tumores que têm a mutação do BRCA1 e BRCA2”, afirma o médico. Assim como esse mesmo gene mutado  aumenta o risco de câncer de ovário, sobretudo nas mulheres acima dos 40 anos.

 

O segundo tipo mais comum de câncer nas mulheres é o ginecológico. Os mais comuns são: os tumores de colo de útero e o  de endométrio.

 

O câncer de colo de útero hoje é o terceiro câncer mais incidente entre as brasileiras, com mais de 16 mil novos casos por ano e alta mortalidade (cerca de 30%). No entanto, é passível de prevenção. Isso porque mais de 95% dos casos estão relacionados com a infecção por HPV, que pode ser praticamente extinta com a vacinação.

 

O câncer de endométrio é um tumor muito comum nas mulheres menopausadas, alguns dos fatores são o envelhecimento do tecido, algumas causas relacionadas a medicamentos, obesidade e diabetes.

 

Outro câncer que acomete as mulheres é o de tireóide, dentre os fatores de risco para esse tipo de câncer estão o histórico familiar e a exposição à radiação. Na última década, a incidência do câncer da tireoide em todo o mundo cresceu 10% em todas as faixas etárias.

 

Com o envelhecimento da população, também houve um aumento nos casos de câncer de intestino (cólon e reto) em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2020 a estimativa ultrapassou 40 mil novos casos da doença. Apesar do exame de rastreamento (colonoscopia) ser indicado a partir dos 45 anos de idade, as mulheres precisam ficar atentas aos sinais e sintomas que podem indicar câncer colorretal:

 

  • Presença de sangue nas fezes;
  • Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre, alternados);
  • Dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia;
  • Perda de peso sem caso aparente;
  • Alteração na forma das fezes (fezes afiladas ou em fita);
  • Presença de massa (tumoração) abdominal;
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva. 
 

Outro com grande incidência é o câncer de pulmão, considerado um dos tipos de câncer mais agressivo, e também o mais fácil de ser evitado, pois o principal fator de risco para a doença é o tabagismo. Os sintomas da doença incluem tosse, que pode vir acompanhada de sangue, dores no peito e perda de peso. Eles não costumam aparecer até que o câncer esteja em estado avançado, o que dificulta o tratamento. Para ficar longe do câncer de pulmão, a principal recomendação é não fumar.

 

Hospital Integrado do Câncer

 

O Hospital Integrado do Câncer, situado no Mater Dei Contorno, é um modelo referência que acolhe os pacientes em um momento delicado, tendo como foco o tratamento oncológico individualizado e humanizado. O HIC possui uma das certificações internacionais de qualidade em saúde mais respeitadas no mundo, a Joint Commission Internacional (JCI), garantindo segurança e qualidade. 

O Hospital está inserido em uma estrutura hospitalar multidisciplinar e de multiespecialidades, reunindo em um só lugar profissionais das equipes de Hematologia, Medicina Diagnóstica, Oncologia, Radioterapia, entre outras.

 

Unidades de atendimento ao paciente oncológico: 

 
  • Hospital Integrado do Câncer: Rua Uberaba, 900, Barro Preto - Belo Horizonte/MG
  • Pronto-socorro do Mater Dei Contorno: Avenida do Contorno, 9000. 
  • Pronto-socorro do Mater Dei Betim-Contagem: Via Expressa de Betim, 15500 - Duque de Caxias, Betim/MG.
 


 

Publicado em: 18/10/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Fevereiro 2022

Retinoblastoma: câncer no olho de...

Além do tumor, que acometeu filha do apresentador Tiago Leifert, ‘teste’ pode indicar outras doenças oculares. Médica da Rede Mater Dei recomenda exame oftalmológico periódico
17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...
27 Dezembro 2021

Com a chegada do verão, redobre a sua...

O câncer de pele pode ser diagnosticado por lesões cutâneas que não cicatrizam, apresentam sangramento, ulceração ou nodulações de crescimento progressivo