Uso de robótica para procedimento de Miomectomia otimiza tratamento e reduz tempo de recuperação - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Uso de robótica para procedimento de Miomectomia otimiza tratamento e reduz tempo de recuperação

Uso de robótica para procedimento de Miomectomia otimiza tratamento e reduz tempo de recuperação

Uma das especialidades que utilizam a tecnologia da robótica é a Cirurgia Ginecológica, responsável pelo tratamento cirúrgico de pacientes que apresentam doenças ginecológicas, como  , por exemplo, em casos de câncer de útero, de ovário, endometriose e nos prolapsos genitais .
 
A miomectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover o miomas, tumores benignos muito comuns durante a idade reprodutiva que crescem dentro ou ao longo das paredes do útero. 
 
Recentemente, a equipe de Ginecologia e Obstetrícia da Rede Mater Dei de Saúde realizou uma cirurgia minimamente invasiva, através do robô Da Vinci Xi, conforme explica a ginecologista e obstetra, Sálua Calil. “Essa paciente foi submetida a uma miomectomia, procedimento para retirada de miomas, via cirurgia robótica. Geralmente existe uma perda sanguínea maior com a miomectomia, e através da cirurgia robótica conseguimos ter uma precisão maior de movimentos para a retirada dos miomas, e com isso minimizar essa perda sanguínea e preservar melhor a estrutura uterina.”
 
O desenvolvimento das cirurgias minimamente invasivas permite melhor abordagem na realização e tratamento de doenças ginecológicas, cujo diferencial é a alta precisão cirúrgica, quando comparada com as cirurgias tradicionais, entre outros benefícios ao paciente, como aponta a ginecologista. “Além disso, conseguimos preservar o útero da paciente, especialmente daquelas que não tiveram filhos. Dentre outras vantagens da cirurgia robótica, temos a  alta hospitalar precoce, podendo a paciente retornar às suas atividades habituais mais rápido que uma cirurgia convencional.”
 
O bom resultado das cirurgias se dá, principalmente, pelo treinamento pelos quais os médicos precisam passar. Para operar no Da Vinci Xi, é necessária uma certificação que é obtida por meio de capacitações que duram mais de três meses, passando por simuladores do robô e provas práticas e teóricas. Ainda assim, após treinamento e certificação, os primeiros procedimentos devem ser supervisionados por um cirurgião já experiente com a robótica. 
 
Para ter mais informações sobre a Cirurgia Robótica entre em contato pelo telefone (31) 3339-9000.
 


 

Publicado em: 06/09/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados ginecologia robótica miomectomia

Posts Relacionados

19 Julho 2022

Estágio em Medicina - 2022/2023

Processo Seletivo de Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina. Concentração nas áreas de Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Radiologia – Clínica Médica e Medicina Intensiva da Rede Mater Dei de Saúde.
08 Outubro 2019

Congresso Mundial de Controvérsias em...

Médicos da equipe de Ginecologia e Obstetrícia da Rede Mater Dei de Saúde irão apresentar trabalho sobre “Correspondência entre achados ultrassonográficos, histeroscopia e histológicos em mulheres na pré-menopausa” no Congresso Mundial
17 Março 2020

Perspectivas em cirurgias robóticas

A Cirurgia robótica, inicialmente idealizada para o cirurgião atender a feridos de guerra à distância, acabou se disseminando como técnica minimamente invasiva para cirurgias pélvicas.