Uso de robótica para procedimento de Miomectomia otimiza tratamento e reduz tempo de recuperação - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Uso de robótica para procedimento de Miomectomia otimiza tratamento e reduz tempo de recuperação

Uso de robótica para procedimento de Miomectomia otimiza tratamento e reduz tempo de recuperação

Uma das especialidades que utilizam a tecnologia da robótica é a Cirurgia Ginecológica, responsável pelo tratamento cirúrgico de pacientes que apresentam doenças ginecológicas, como  , por exemplo, em casos de câncer de útero, de ovário, endometriose e nos prolapsos genitais .
 
A miomectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover o miomas, tumores benignos muito comuns durante a idade reprodutiva que crescem dentro ou ao longo das paredes do útero. 
 
Recentemente, a equipe de Ginecologia e Obstetrícia da Rede Mater Dei de Saúde realizou uma cirurgia minimamente invasiva, através do robô Da Vinci Xi, conforme explica a ginecologista e obstetra, Sálua Calil. “Essa paciente foi submetida a uma miomectomia, procedimento para retirada de miomas, via cirurgia robótica. Geralmente existe uma perda sanguínea maior com a miomectomia, e através da cirurgia robótica conseguimos ter uma precisão maior de movimentos para a retirada dos miomas, e com isso minimizar essa perda sanguínea e preservar melhor a estrutura uterina.”
 
O desenvolvimento das cirurgias minimamente invasivas permite melhor abordagem na realização e tratamento de doenças ginecológicas, cujo diferencial é a alta precisão cirúrgica, quando comparada com as cirurgias tradicionais, entre outros benefícios ao paciente, como aponta a ginecologista. “Além disso, conseguimos preservar o útero da paciente, especialmente daquelas que não tiveram filhos. Dentre outras vantagens da cirurgia robótica, temos a  alta hospitalar precoce, podendo a paciente retornar às suas atividades habituais mais rápido que uma cirurgia convencional.”
 
O bom resultado das cirurgias se dá, principalmente, pelo treinamento pelos quais os médicos precisam passar. Para operar no Da Vinci Xi, é necessária uma certificação que é obtida por meio de capacitações que duram mais de três meses, passando por simuladores do robô e provas práticas e teóricas. Ainda assim, após treinamento e certificação, os primeiros procedimentos devem ser supervisionados por um cirurgião já experiente com a robótica. 
 
Para ter mais informações sobre a Cirurgia Robótica entre em contato pelo telefone (31) 3339-9000.
 


 

Publicado em: 06/09/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados ginecologia robótica miomectomia

Posts Relacionados

19 Julho 2022

Estágio em Medicina - 2022/2023

Processo Seletivo de Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina. Concentração nas áreas de Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Radiologia – Clínica Médica e Medicina Intensiva da Rede Mater Dei de Saúde.
30 Novembro 2017

Avanços na medicina para o combate ao...

O Câncer de Próstata, atualmente, representa a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, sendo cerca de 61 mil novos casos em 2017.
29 Julho 2021

Você sabia que mulheres praticantes de...

De acordo com especialistas, há alguns problemas comuns que podem ser sanados ou minimizados com ajuda médica, como irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária atlética.