Médica da Rede Mater Dei de Saúde participa de Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Excelência científica » Julia Kallás participa de Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência

Julia Kallás participa de Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência

A médica e coordenadora do serviço de Neurologia do Mater Dei Contorno, Júlia Kallás, participou como palestrante no VII Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência, que teve como tema “O Protocolo de AVC no Hospital Privado”.

No mundo, a evolução no tratamento do AVC vem ocorrendo nos últimos anos com novas alternativas para diagnóstico e terapêutica dessa doença prevalente na população.

A Rede Mater Dei de Saúde possui o que há de melhor para o diagnóstico e tratamento do AVC. O pronto-socorro da Rede trabalha com um protocolo específico para o atendimento da doença, chamado “Código A”, no qual toda equipe, administrativo, enfermeiros e médicos se envolve no atendimento urgente das vítimas de AVC, otimizando os tempos e reduzindo as chances de sequelas. A médica explica que a parceria com outras áreas também auxilia neste tratamento: “A realização de trombólise com alteplase e trombectomia mecânica já acontece como rotina com o serviço de Neurorradiologia Intervencionista, que também está a postos para ajudar”, ela diz.

Além disso, a Rede Mater Dei de Saúde conta com o que há de melhor em tecnologia,  por isso investiu no Rapid, um software de inteligência artificial que auxilia no tratamento do AVC. A coordenadora conta que essas novas alternativas de tratamento ainda não são realidade na maioria dos serviços públicos e privados: “A Rede investe frequentemente em tecnologia de ponta, dando oportunidade para os pacientes se recuperarem.”

Software RAPID
 
O Rapid permite avaliação rápida, segura e precisa da área do cérebro que tem possibilidades de ser recuperada após uma desobstrução do fluxo. Com a aquisição do Rapid, a equipe tem condições de definir a área cerebral que está em sofrimento, mas que ainda se encontra na  penumbra isquêmica, o estágio onde ainda não houve morte neuronal e que, com a intervenção adequada no tempo adequado, pode ser recuperada. 

Certificação Angels

Investindo, constantemente, para fazer o diagnóstico e tratamento adequados para os pacientes acometidos pelo AVC, os dois hospitais da Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno, garantiram a certificação da iniciativa Angels. A iniciativa tem como objetivo aumentar o número de centros capacitados para tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), oferecendo aos hospitais consultoria e técnicas que auxiliam na melhoria do atendimento ao paciente.
Para garantir a certificação, os hospitais passaram por várias etapas: a equipe Angels fez uma visita diagnóstica para mapear o fluxo de atendimento do AVC; foram escritos os protocolos com base nos guidelines internacionais e organizado o fluxo de atendimento; foram realizados treinamentos com todas as equipes incluindo as assistenciais, médicos, administrativos e de apoio como recepção, portaria e higienização. 
O processo de avaliação durou seis meses, por meio dos indicadores de desempenho. Os dois hospitais atingiram padrões internacionais de qualidade no atendimento de AVC. 

Reconheça a diferença entre AVC x Infarto.

É importante que exista a educação da população para saber reconhecer os sinais do AVC e procurar atendimento médico para ter condições de receber o tratamento adequado o mais rápido possível.

Acesse nosso conteúdo exclusivo e entenda as diferenças entre AVC x Infarto.
https://conteudo.materdei.com.br/avc-x-infarto
 


 

Publicado em: 20/05/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
28 Dezembro 2021

Artigo evidencia a importância de...

Segundo Luiz Passaglia, o artigo é um esforço multi-institucional e tem o objetivo de fornecer informações atualizadas sobre a epidemiologia (área da ciência que estuda e investiga as relações e processos de saúde e doenças em grupos humanos) das Doenças...
13 Dezembro 2021

Cardiologistas da Rede Mater Dei de...

No último sábado, 04/12, os médicos do serviço de cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Patrus, coordenador do serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde e presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia e Letícia Braga, cardiologista membro...