Exame de eletroneuromiografia - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Exame de eletroneuromiografia

A Rede Mater Dei de Saúde, por meio da Medicina Diagnóstica, oferece um novo exame para pacientes internados e eletivos: a eletroneuromiografia (ENMG). Trata-se de um procedimento complementar, que consiste em avaliar os nervos periféricos, os músculos e, indiretamente, o sistema nervoso central. É frequentemente indicado na avaliação de fraquezas, atrofia muscular, dor cervical e lombar, além de sintomas sensitivos como dormências, formigamentos e queimação. 

O exame é realizado por um médico neurologista especializado. Para solicitar para pacientes internados, a prescrição é feita por meio do sistema MV e o exame é realizado preferencialmente na Unidade Diagnóstico, na avenida Barbacena 1033. Para demais pacientes, deve ser feita a prescrição eletiva e orientar para as formas de agendamento disponibilizadas: por meio da Central de Marcação de Exames, no telefone (31) 3339-9800 e também pelo whatsapp, pelo número (31) 9.9821-8232. 

O ENMG utiliza um estímulo elétrico de baixa intensidade que é captado na superfície da pele, seguido de avaliação da atividade muscular por meio de eletrodo descartável que é inserido superficialmente no músculo. As respostas detectadas após os estímulos são registradas como atividades elétricas e exibidas em um monitor sob a forma de ondas. 

 O tempo gasto durante o procedimento é em torno de 30 a 80 minutos, dependo da complexidade do caso e das partes do corpo a serem avaliadas. As contra-indicações relativas ao exame, devem ser avaliadas individualmente pelo médico executante do procedimento. 

No dia do exame os membros a serem analisados deverão estar aquecidos, com uso de meias, casaco, etc.  Para realizar o ENMG o paciente deve ser orientado a não utilizar cosméticos como, por exemplo, cremes ou loções oleosas na área que será utilizada para o exame. Recomenda-se também, levar short em caso de exame dos membros inferiores e camisa (manga curta) em caso de exame dos membros superiores.

Publicado em: 20/06/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

28 Setembro 2016

Sala híbrida – Mais conforto,...

A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional.
06 Fevereiro 2017

Controle de massa magra do corpo

Como medir a composição corporal, quantidade de gordura e quantidade de massa magra? Os densitômetros modernos, disponíveis no Mater Dei Medicina Diagnóstica, avaliam a gordura visceral, gordura periférica e a massa muscular do corpo inteiro.
09 Agosto 2016

Os avanços tecnológicos da endoscopia...

O câncer de esôfago e estômago possui elevada incidência na população brasileira e a endoscopia digestiva é o melhor método para o diagnóstico. Já o câncer de reto e cólon pode ser identificado pela colonoscopia.