Vem aí o Mater Dei Betim-Contagem - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Vem aí o Mater Dei Betim-Contagem

Em 2017, a Rede Mater Dei de Saúde iniciou as obras para sua chegada na região metropolitana baseada no mesmo princípio de 38 anos atrás. O novo Hospital, Mater Dei Betim-Contagem, integra um projeto conceitual, proporcionando o jeito de servir e a cultura do atendimento aos pacientes do Mater Dei.

As obras começaram em abril do mesmo ano. O Mater Dei Betim-Contagem está localizado na Via Expressa, 15.500, bem próximo da Avenida Marco Túlio Izaac, uma via de grande importância para a cidade.

O objetivo é que beneficie a população de Betim, Contagem e outros municípios do Oeste de Minas Gerais e complemente ainda mais a rede hospitalar da região, levando um atendimento humanizado e diferenciado, no sentido de cada ser humano é único e têm necessidades ímpares. “É um capítulo importante da história da Rede e garante o processo evolutivo na área da saúde. A nova expansão assegura o compromisso de oferecer estrutura, tecnologia, equipes qualificadas e segurança assistencial para que os clientes tenham a garantia da qualidade e excelência nos serviços prestados”, destaca o presidente da Rede e sponsor, Henrique Moraes Salvador Silva.

O setor da saúde, principalmente na área da prestação de serviços, passa por um momento de crescimento e de consolidação. Hoje, 92% dos pacientes da Rede são de Belo Horizonte e região metropolitana. Márcia Salvador Géo, vice-presidente assistencial, e operacional, ressalta que “faz parte das características da Rede Mater Dei de Saúde buscar inovação, seja em estrutura, em protocolos assistenciais ou em gestão de processos, sem esquecer da nossa responsabilidade com cada elo dessa complexa cadeia do sistema de saúde. Buscamos entender e atender as demandas dos nossos clientes, dos profissionais de saúde e das operadoras de planos de saúde. A confiança de cada um é o que nos move a buscar novas formas de atendimento”.

Maria Norma Salvador Ligório, vice-presidente administrativa, financeira e comercial da Rede, explica que mesmo diante da severa crise econômica que também impactou o sistema de saúde, a Rede manteve o seu planejamento. “Nós identificamos no passado uma oportunidade, que é atender as pessoas com um jeito Mater Dei de ser: mais próximo, preocupado com as necessidades de cada paciente. Então ele é um projeto de vida cujo objetivo é fazer com que a Rede cresça para atender um número maior de pessoas, em benefício dos nossos pacientes”.
 

INAUGURAÇÃO


A expectativa é que a primeira fase do Mater Dei Betim-Contagem, que prevê a construção do pronto-socorro adulto e pediátrico, do ambulatório, de parte das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e dos andares de internação, seja inaugurada no primeiro trimestre de 2019.
 

NOVAS OPORTUNIDADES


Um dos grandes benefícios que o novo hospital trará para a população da região é a geração de empregos. A expectativa é que o empreendimento gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos quando o hospital estiver em pleno funcionamento. Isso além das 500 vagas de trabalho nas diversas fases da obra. “Quando inauguramos o Mater Dei Contorno tínhamos dúvidas se havia um volume de profissionais na cidade para atender à demanda. Tivemos, então, o cuidado de montar uma estrutura dentro do hospital para capacitar pessoas. Temos, hoje, um Centro de Formação Institucional que forma enfermeiros e técnicos de enfermagem por onde já passaram centenas de pessoas. Temos mais de 400 médicos que foram formados como residentes nos dois hospitais da Rede. Então, temos uma preocupação muito grande com a qualificação das pessoas que trabalham conosco porque isso está diretamente ligado à qualidade do atendimento que prestamos e à segurança com a qual é prestada essa assistência”, explica José Henrique Dias Salvador, diretor operacional do Mater Dei Contorno.
 

INVESTIMENTO NA REGIÃO


Betim é a primeira incursão da Rede Mater Dei de Saúde fora de Belo Horizonte. É uma das cidades mais importantes de Minas Gerais, tem mais de 425 mil habitantes e atrai indústrias e empresas de prestação de serviços. “A cidade de Betim, atualmente, possui o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado e Contagem, o terceiro. Mas sabemos que existe uma necessidade grande de leitos hospitalares naquela região. Como Betim e Contagem ainda são muito carentes de redes hospitalares, decidimos investir em uma área que é de transição entre esses municípios. Acreditamos que os hospitais da Rede serão complementares, beneficiando a população desses dois municípios e do Oeste de Minas, como Itaúna, Divinópolis, Pará de Minas e Juatuba”, justifi ca Márcia Salvador. O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, durante a cerimônia de inauguração da Pedra Fundamental do Mater Dei Betim-Contagem, expressou a sua satisfação com os inícios das obras. “A construção do Mater Dei é muito importante para cidade porque além de chegar mais um hospital, recebemos também uma rede de saúde que tem qualidade e reconhecimento pela excelência do atendimento”.
 

ESTRUTURA HOSPITALAR


O Mater Dei Betim-Contagem será um hospital geral que realizará atendimento em diversas especialidades clínicas. Situado em um terreno de 256 mil m², o Hospital terá uma área construída de  42 mil m², com estrutura moderna e sustentável e contará com:
  1. 311 leitos de internação
  2. 36 leitos de UTI adulta e mais 20 leitos de UTI Pediátrica e Neonatal
  3. 13 salas cirúrgicas
  4. Medicina Diagnóstica com exames de tomografia, ressonância, ultrassom, mamografia, densitometria, raio x, entre outros.
  5. Serviço de Hemodiálise
  6. Serviço de Hemodinâmica
  7. Oncologia
  8. Pediatria
  9. Maternidade
  10. Pronto-socorro adulto e pediátrico 24h
  11. Heliponto
  12. Centro de Convenções para eventos científicos
  13. Estacionamento


Publicado em: 20/08/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
09 Julho 2020

Doenças respiratórias comuns no...

Com a chegada do inverno cresce a preocupação e os cuidados com as chamadas doenças respiratórias sazonais, que são muito comuns nesta época do ano. O tempo mais frio e seco, com baixos índices de umidade relativa do ar, e a poluição, contribuem para aumentar...