Instituto Nacional do Câncer estima 625 mil novos casos de câncer para o Brasil em 2020 - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Instituto Nacional do Câncer estima 625 mil novos casos de câncer para o Brasil em 2020

Instituto Nacional do Câncer estima 625 mil novos casos de câncer para o Brasil em 2020

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. A doença registrou um aumento de 25% de incidência nos últimos dez anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda de acordo com o Inca, 49,7% das mulheres e 50,3% dos homens vão ter câncer. 

Hoje, a taxa de incidência é muito alta e o oncologista clínico e coordenador do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei, Enaldo Lima, destaca a importância das medidas de prevenção como “não fumar, manter o peso adequado, tomar as vacinas necessárias, além de diversos cuidados que podem ser tomados, e que podem minimizar o risco de manifestação da doença.”

Felizmente, acompanhando os altos índices está a evolução da medicina em encontrar o adequado tratamento para cada tipo de câncer. De acordo com o médico oncologista Enaldo Lima, o cenário é muito esperançoso: “Saímos de uma situação de cura de 20% a 30% dos casos de câncer há 25 anos atrás, para aproximadamente 70% hoje. E o que a gente imagina é que na próxima década tenha-se uma taxa de cura altíssima, próxima de 85% a 90% dos casos.”
Avanços na área de medicina diagnóstica possibilita detectar a doença de forma cada vez mais eficaz e precoce, permitindo o início mais rápido do tratamento, de forma que seja o mais apropriado. Paralelamente, a possibilidade de cirurgias com tecnologias modernas como a robótica traz uma nova esperança.

Também por isso, cada vez mais as instituições de saúde devem se preparar e olhar de forma holística para as pessoas. O Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei (HIC) oferece ao paciente e seus familiares acolhimento e tratamento diferenciado com todos os recursos da Rede, a fim de garantir a segurança, agilidade e conforto, facilitando os fluxos para melhor desfecho assistencial. Além disso, o HIC conta com um parque completo de diagnóstico no mesmo espaço, diminuindo a necessidade de deslocamento para exames e serviços como quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e centro cirúrgico. 
 
Localizado no Mater Dei Contorno e no Mater Dei Betim-Contagem, o Hospital Integrado do Câncer tem como foco o paciente no centro do cuidado, de forma a proporcionar diagnóstico rápido, facilidade e recursos tecnológicos avançados e, principalmente, assistência completa para todas as etapas do tratamento com individualização e humanização de todo o planejamento terapêutico. 
 
RESPONSÁVEL:
Enaldo Melo de Lima
Oncologista e Coordenador do Hospital Integrado do Câncer

CRM-MG: 26134 



 

Publicado em: 05/03/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados oncologia mater dei câncer

Posts Relacionados

03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
17 Novembro 2021

Alergia a medicamentos: trabalho...

Em outubro de 2021, ocorreu de maneira virtual o XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, evento que teve como tema a “Biodiversidade e Doenças Imunoalérgicas”. Foram publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, em conjunto...