Em outubro de 2021, ocorreu de maneira virtual o XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, evento que teve como tema a “Biodiversidade e Doenças Imunoalérgicas”. Foram publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, em conjunto com a Sociedade Latino americana de Alergia e Imunologia, diversos pôsteres eletrônicos com temas livres.
A médica alergista do Serviço de Alergia da Rede Mater Dei de Saúde e titular da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, Lilian Barbosa de Carvalho, publicou em parceria com os professores titulares do Departamento de Alergia e Imunologia da USP um pôster com o tema “Hipersensibilidade a Medicamentos”.
O trabalho tem como título “Anafilaxia após carboplatina intra arterial: o desafio da dessensibilização” e apresenta o caso clínico inédito de anafilaxia ao medicamento carboplatina de uma paciente diagnosticada com retinoblastoma bilateral com apenas 3 meses de vida.
No artigo os autores destacam que o trabalho apresenta e descreve um “caso inédito de anafilaxia à carboplatina com necessidade de receber o quimioterápico na artéria oftálmica. Não há protocolo único de dessensibilização, mas alguns princípios, como taxa de incremento da dose entre os passos e tempo de infusão, devem ser observados, tornando inviável a realização do procedimento por via arterial. A dessensibilização por via endovenosa permitiu administrar a QTIA com êxito.”
Dessa forma, a realização do procedimento que era inviável por via arterial devido a hipersensibilidade ao medicamento quimioterápico se tornou viável após dessensibilização, trazendo maior efetividade ao tratamento da jovem paciente que foi curada do câncer.
A médica afirma que “o pôster evidencia como a dessensibilização de pacientes que possuem alergia a algum medicamento pode contribuir para a eficácia do tratamento e cura do paciente. Os métodos de investigação estão disponíveis no hospital Mater Dei e devem ser realizados pelo Alergologista.”
- Confira mais trabalhos científicos produzidos pelo nosso corpo clínico na página exclusiva do Mater Dei Científico
Publicado em: 17/11/2021
Este post é sobre Notícias institucionais