Apesar dos índices que a doença apresenta, segundo o INCA, 80% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
O paciente Lucas Lopes Pereira Araújo é um exemplo de superação e esperança. Lucas, que na época tinha cinco anos de idade, passou por tratamento oncológico na Rede Mater Dei de Saúde de 2017 a 2019, com a recidiva em 2019 foi indicado o transplante, que realizou também na Rede Mater Dei de Saúde. Pouco mais de um ano após Lucas vencer a Leucemia, seu pai compartilha conosco um depoimento emocionante e cheio de gratidão que inspira e traz esperança a outros pais e crianças que passam pelo tratamento contra o câncer infantil:
“São 6h28 da manhã desta sexta-feira, dia 14/02/2020, estou acordado desde às 4h40 velando o sono de um guerreiro, agora carequinha, com alguns poucos hematomas, tal qual um soldado com suas marcas da guerra...
Ao olhá-lo, com seu semblante sereno, não consigo enxergar os dias anteriores, semanas passadas onde ainda estava no front. Acredito que a blindagem do Senhor alcança não somente a carne, mas o Espírito Santo de Deus ameniza a memória para continuarmos e seguirmos em frente. Nesta batalha já vencida, nosso General Maior, colocou em nossa trajetória pessoas capacitadas, preparadas para o confronto e munidas de experiências anteriores. Difícil de citar nominalmente todos aqueles que se doaram nessa dança frenética de equilíbrio entre o possível, em determinar até onde o prejuízo era melhor que o benefício em suas condutas, por isso gostaria de citar apenas as patentes desses profissionais para que todos que estiveram na linha de frente, sejam devidamente condecorados! Certo sei que minha confiança neles está atrelada ao único ao qual dobro meus joelhos, ao único que me faz tremerem as pernas, pois a capacitação e escolhas das armas e dos combatentes veio Dele, por Ele e para Ele que merece toda honra e glória! De certo, todos; da limpeza pois a imunidade chegou a zero, da enfermagem com cuidados extraordinários, dos supervisores que o próprio “selo” os atribuem qual seja, Supervisão, dos médicos, que resumo com uma única palavra; essenciais! E da diretoria, que em nada se opôs, pelo contrário, sempre disponível quando foi necessário, cuidando de forma humana e criteriosa para alcançar o objetivo mais nobre do ser humano; salvar vidas! A todos o meu mais profundo e inesquecível agradecimento. Saibam que a face de vocês está cravada em meu coração e jamais esquecerei de todos vocês, por estarem sempre ao lado do meu soldadinho e nunca o abandonaram no front da vida e da guerra dele. Aqui a Missão foi dada, a Missão foi cumprida!” relata Anselmo, pai de Lucas.
Rede Mater Dei na Luta Contra o Câncer
A Rede Mater Dei de Saúde reforça a importância de estar atento à saúde, sinais e sintomas, e procura sempre contribuir com a conscientização da população sobre a importância da prevenção contra o câncer e do diagnóstico precoce. Por meios de ações sociais, como a campanha anual “Mater Dei na Luta Contra o Câncer” e também em seus meios de comunicação, através de materiais educacionais e informativos de credibilidade para conscientização populacional, a Rede objetiva cultivar esta ideia.
O Hospital Integrado do Câncer (HIC), situado no Mater Dei Contorno com entrada na rua Uberaba, 900, conta com fluxos diferenciados e exclusivos para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. A estrutura multidisciplinar oferece atendimento integrado que acolhe e acompanha a criança e adoslecente diariamente com atenção às suas necessidades específicas. “A equipe multidisciplinar que a Rede oferece várias especialidades médicas para cada caso, como a equipe da fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, nutrição, entre outras, e isso é extremamente importante no acompanhamento”, reforça a onco-hematologista Karine Corrêa.
Publicado em: 15/02/2021