Aleitamento materno - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Gravidez e Bebê » ​ A importância do aleitamento materno

​ A importância do aleitamento materno

A amamentação é a principal forma de fornecer a um bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. O leite materno contém, aproximadamente, 250 substâncias bioativas, vitaminas, proteínas, açúcares, gorduras e água em proporções perfeitas, sendo assim o alimento ideal para suprir todas as necessidades nutricionais e calóricas do bebê. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a amamentação seja exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança e que seja estimulada até os dois anos de idade ou mais, enquanto for desejável para mãe e bebê.
Porém, amamentar vai muito além de nutrir uma criança. É um processo que envolve uma interação profunda entre mãe e filho e que traz repercussões importantíssimas na construção do sistema imunológico, desenvolvimento físico, cognitivo e emocional do bebê.

Estudos evidenciam que a amamentação protege o bebê contra desnutrição, infecções e alergias nos primeiros anos de vida e que, a longo prazo, essa criança tem comprovadamente menor risco de desenvolver um quadro de obesidade, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose e diabetes mellitus. Além disso, o aleitamento materno também ajuda a prevenir distúrbios da fala e respiração na criança. 

Além das inúmeras vantagens para o bebê, o aleitamento materno também oferece vários benefícios para a mãe com implicações na sua saúde física, psíquica e emocional. No pós-parto, amamentar reduz o sangramento uterino, previne a depressão pós-parto e auxilia na perda de peso materna. Inúmeras pesquisas ratificam que, a longo prazo, a mulher que amamenta tem menor risco de osteoporose, cânceres da mama, do endométrio e do ovário.
 
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a produção de leite e a sucção instintiva do bebê não são suficientes para garantir a amamentação com êxito. A cultura na qual a mulher está inserida, o apoio que ela recebe e a sua própria vontade de levar adiante a sua decisão de amamentar são fatores cruciais para o sucesso do aleitamento. Além disso, existem técnicas e aspectos práticos que podem auxiliar a mãe do momento da amamentação, como a pega adequada, posição da mãe e do bebê, entre outros.

Assim sendo, o sucesso da amamentação deixa de ser apenas um compromisso da mulher. A promoção da amamentação acaba sendo uma responsabilidade social coletiva, na qual é importante o empenho conjunto e contínuo que, a partir de gestos simples, repercutem positivamente para toda a vida de um indivíduo.

RESPONSÁVEL:
Isabel Poggiali
Pediatra Neonatologista

CRM: 44539

Publicado em: 03/08/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados Amamentação Aleitamento Bebê

Posts Relacionados

11 Fevereiro 2019

Curso do Casal Grávido

As inscrições estão abertas! Ao longo de 2019 estão previstos nove cursos, que acontecerão entre março e novembro, sempre nas primeiras duas quartas-feiras do mês, das 19h às 22h.
12 Julho 2021

Laserterapia Mamilar: Saiba como...

​Apesar de todos os seus benefícios, a amamentação pode ser desafiadora nas primeiras semanas em que a mãe e o bebê ainda estão se adequando à nova rotina, e a produção de leite adequada.
05 Agosto 2016

Amamentação: futuro sustentável

Dados da Maternidade da Rede Mater Dei de Saúde apontam quase 70% dos bebês sendo amamentados (AME) aos 30 dias de vida em 2016, de acordo com a análise do Serviço de Neonatologia da Rede.