A Rede Mater Dei de Saúde começou a oferecer, este ano, a Espectrometria de Massas em Tandem (MS/MS) aplicada ao Teste do Pezinho. Trata-se de um conjunto de exames baseados em resultados de pesquisas desenvolvidas em centros internacionais de excelência em medicina, que utilizam a técnica de Espectrometria de Massa em Tandem (EMT) para a detecção de mais de 30 diferentes doenças. O exame é feito através do sangue colhido por uma punção do calcanhar do bebê.
Mesmo que o bebê já tenha realizado o Teste do Pezinho convencional e que o resultado não tenha apresentado alteração, é muito importante que ele também realize o Teste Perfil Tandem, já que este é capaz de diagnosticar os riscos do recém-nascido desenvolver algumas doenças metabólicas hereditárias. Muitas dessas doenças podem provocar lesões permanentes e/ou atraso no desenvolvimento. Porém, se a doença for identificada precocemente, existe maior chance do tratamento ser eficaz, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a criança.
O teste é importante porque possibilita, muitas vezes, a intervenção médica antes que determinada doença se manifeste clinicamente. Muitas crianças nascem aparentemente saudáveis e só apresentam algum sintoma da doença metabólica depois de meses ou, até mesmo, anos de vida.
Para mais informações, entre em contato:
Laboratório da Rede Mater Dei de Saúde
Telefone: (31) 3339-9010
Funcionamento: segunda a sexta-feira de 7h as 18h e sábados de 7h as 13h.
Endereço: Av. Barbacena, 1067 - Santo Agostinho. Belo Horizonte - MG
RESPONSÁVEL:
Flávia Massote
Patologista clínica
CRM-MG: 32764
Este post é sobre Cuidados com o bebê