O verão coincide com as férias escolares, período em que várias pessoas saem da rotina e abusam de comidas e bebidas. De acordo com o clínico geral, gastroenterologista e nutrólogo da Rede Mater Dei de Saúde, Juliano Antunes, é importante facilitar a digestão dos alimentos nessa época. Para isso, uma boa mastigação e hidratação frequente do organismo são importantes. Cada pessoa deve tomar de dois a três litros de líquidos por dia, o que pode incluir, além de água, sucos de frutas naturais e água de coco. “A ordem da ingestão dos alimentos pode facilitar a digestão, por isso é indicado, primeiramente, o consumo de alimentos ricos em fibras, passando pelos ricos em proteínas e finalizando com os carboidratos”, explica o médico.
Os vegetais frescos, assim como os legumes, devem ser priorizados, de acordo com o especialista. Quando possível, é recomendado que todos os alimentos sejam cozidos antes de ingeridos. Os peixes também são uma excelente opção para o cardápio de verão. Isso porque são mais leves, nutritivos e possuem ômega três, que diminui os níveis do colesterol ruim, o LDL, e aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL.
Segundo Juliano Antunes, principalmente nessa época é recomendado se alimentar em pequenas proporções, de três em três horas, além de fazer pratos coloridos, evitando frituras e doces. Ele explica que as carnes brancas e vermelhas podem ter seu consumo diminuído, mas, quando ingeridas, devem ser magras, apresentando-se visualmente com pouca gordura. Durante o dia, as três refeições principais podem ser intercaladas com três a seis porções de frutas. As frutas tropicais, ricas em líquidos, como o abacaxi, a acerola, a laranja, a melancia e o melão podem ser incluídas na dieta.
RESPONSÁVEL:
Juliano Antunes Machado
Clínico Geral, Gastroenterologista e Nutrólogo
CRM-MG: 38045
Este post é sobre Boa forma