A catapora é uma doença infecciosa transmitida apenas entre humanos, por um vírus chamado Varicela Zoster. Os principais sintomas da doença são febre, mal-estar e as tão conhecidas bolinhas vermelhas na pele (áreas avermelhadas com bolhas e vesículas que evoluem para crostas e depois cicatrização). A catapora também pode acometer órgãos internos como pulmão e cérebro, principalmente em imunossuprimidos (pessoas com problemas sérios no sistema de defesa) e quando ocorre em adultos.
De acordo com o infectologista do Hospital Mater Dei, Rodrigo Farnetano Rocha, quem está com catapora, começa a transmitir a doença alguns dias antes das manifestações e mantém a transmissão enquanto houver vesículas ou bolhas na pele. “A transmissão é por contato direto com as lesões da pele ou pelo ar através da fala, tosse ou espirros. As pessoas próximas aos doentes inalam micro gotículas contendo o vírus e a doença pode se desenvolver dias depois,” explica o médico.
O tratamento requer cuidado com as lesões de pele e medicamentos para febre. Geralmente, o paciente não necessita de internação e o uso de antiviral específico só é indicado para casos graves, quando há acometimento de órgãos internos ou em imunossuprimidos. “Só pega catapora quem não teve a doença (susceptíveis), portanto, quem já teve, não desenvolve a doença. Recomenda-se que as gestantes susceptíveis, que tiverem contato com doentes, passem por avaliação médica para receber mais orientações”, recomenda o especialista.
A vacina oferece proteção eficaz contra a doença. De acordo com o calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a vacina deve ser aplicada em duas doses com intervalo de 1 a 3 meses (em maiores de 13 anos) e intervalo de 3 meses em menores de 13 anos.A vacinação geralmente começa a partir dos 12 meses de idade.
No Hospital Mater Dei, o serviço de vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Para mais informações: (31) 3339-9010.
RESPONSÁVEL:
Rodrigo Farnetano
Infectologista
CRM-MG: 37024