Entre várias doenças que acometem a coluna vertebral, a hérnia de disco causada pela ruptura do disco intervertebral é uma das mais comuns. Como o próprio nome diz, os discos estão localizados entre as vértebras da coluna e são responsáveis por amortecer impactos e possibilitar o movimento entre as vértebras.
Para prevenir a hérnia discal, alguns cuidados com a coluna são fundamentais. Entre eles: manter as costas com postura adequada, evitar o excesso de peso, praticar atividade física regularmente, de preferência de baixo impacto, e não fumar. Dividir o peso de bolsas e mochilas nos ombros, escolher um colchão mais firme, deitar-se de lado quando for dormir, também são medidas de prevenção.
De acordo com o ortopedista do Mater Dei, Luiz Cláudio Moura França, as rupturas nos discos são provocadas, geralmente, por processo de desgaste da coluna cervical, torácica ou lombar. O trauma causado por queda, por exemplo, também pode motivar a ruptura. “A hérnia de disco pode acometer as vértebras lombares, cervicais e torácicas, sendo mais comum na coluna lombar e mais rara na torácica”, afirma Luiz Cláudio.
Os homens entre 35 e 50 anos e as mulheres entre 35 e 60 anos são os que mais sofrem com a hérnia de disco. Segundo o ortopedista cerca de 90% dos pacientes tratados com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides, e fisioterapia respondem eficazmente ao método. Há ainda outros tipos de tratamento que podem ser aplicados de acordo com a avaliação médica, como bloqueio dos nervos e cirurgia.
RESPONSÁVEL:
Luiz Cláudio Moura França
Ortopedista e traumatologista
CRM-MG: 28780