Procedimento à laser foi utilizado para tratamento de hérnia de disco

Foi realizada em maio, no Mater Dei Contorno, a primeira cirurgia à laser Duo Pldd para tratamento de
hérnia de disco lombar de Minas Gerais. Comandado pelo ortopedista e cirurgião de coluna Marcelo Horta Petrillo, o procedimento cirúrgico contou com o auxílio de uma equipe multidisciplinar e integrada especializada para tratamentos da coluna. O médico se dedica ao tratamento minimamente invasivo e já pôde trocar experiências acompanhando procedimentos em Chicago, EUA, e em Herne, na Alemanha. Além disso, participou de cursos sobre a especialidade no Rio de Janeiro e em Nova York, EUA.
A cirurgia consiste no posicionamento de uma fibra óptica, através da introdução de uma agulha no disco intervertebral, emitindo o laser com uma dose controlada, causando uma lesão térmica. Essa lesão promove a diminuição da dor por meio da cauterização das terminações nervosas locais e possibilita a retração da hérnia discal protusa. Esse procedimento minimamente invasivo é uma opção de tratamento aos pacientes que que não apresentam melhoras significativas aos tratamentos iniciais como fisioterapia, medicações orais e bloqueios.
Durante a cirurgia, o paciente permanece acordado e responsivo sob efeito de anestesia local, o que diminui consideravelmente os riscos. “Por ser uma operação pouco invasiva e sem cortes na pele, o pós-operatório costuma não ter grandes intercorrências e a alta do paciente pode acontecer até mesmo no dia do procedimento. Mesmo sendo uma cirurgia pouco agressiva e de rápida recuperação, o procedimento possui indicações específicas e não é indicado para tratamento de todas os casos de hérnia de disco”, explica Marcelo Petrillo.
Atendimento de ortopedia na Rede Mater Dei de Saúde: 24h no prontos-socorros do Mater Dei Santo Agostinho e do Mater Dei Contorno.
Atendimento a pacientes para consulta com especialistas em coluna - Mais Saúde Mater Dei: 3339-9595
RESPONSÁVEL:
Marcelo Horta Petrillo
ortopedista e cirurgião de coluna
CRM-MG: 50081
Publicado em: 06/08/2018
Este post é sobre Notícias institucionais