O sono é umas das atividades mais importantes para a melhora da qualidade de vida do indivíduo. Uma boa noite de sono pode contribuir para o bem-estar, produtividade, memória e até para o relacionamento com as pessoas. Por outro lado, apresentar alteração do sono pode ser considerado fator de risco para o início e para a piora dos principais transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade.
Pensando nisso, a psiquiatra da Rede Mater Dei de Saúde, Bruna Andrade, trouxe algumas dicas de como manter a higienização do sono. Confira:
Dica 1: Mantenha um período regular de sono. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, independente se é fim de semana ou feriado.
Dica 2: Evite “sonecas” após as 15h.
Dica 3: Tomar sol pela manhã auxilia na regulagem do horário do sono.
Dica 4: O quarto deve ser o mais confortável possível. Arejado, escuro, silencioso, com um bom colchão e sem aparelhos eletrônicos que possam distrair.
Dica 5: Evite a utilização das “telas” próximo ao horário de dormir. Se for inevitável o uso, procure utilizar filtros com luzes amareladas ou avermelhadas, que irão interferir menos na indução do sono.
Dica 6: Evite levar problemas pessoais para a cama. Se estiver ansioso ou preocupado, procure outro ambiente da casa e realize uma atividade relaxante antes de dormir. Tomar um banho e ler um livro são ótimas opções!
Dica 7: Evite o uso de cafeína, chás escuros ou bebidas estimulantes próximas ao horário de dormir.
Dica 8: Alimentação saudável faz toda a diferença! Opte por refeições mais leves próximas ao horário de dormir e evite grande quantidade de líquido para que não haja a necessidade de ir ao banheiro durante a noite.
Dica 9: A prática de atividades físicas é uma grande aliada para a melhora do sono, principalmente se for realizada pelo menos seis horas antes de dormir.
Essas foram algumas dicas para a melhora da qualidade do sono. Procure segui-las e bons sonhos!
Este post é sobre Notícias institucionais