Um grupo formado por mais de 50 profissionais da Rede Mater Dei de Saúde entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, farmacêuticos e equipes de apoio, participou, no último domingo (22), do Mutirão que realizou cirurgias de reparação de lábio leporino. Foram selecionados pacientes de diversas partes do Estado que não são assistidos por outros serviços.
O planejamento do Mutirão começou com muita antecedência para que tudo ocorresse com o devido cuidado e segurança, desde a seleção dos participantes, passando pelo pré-operatório até o retorno após a alta.
As cirurgias ocorreram no Mater Dei Betim-Contagem, com a Rede Mater Dei fornecendo toda a estrutura hospitalar e materiais necessários para a realização dos procedimentos. A ação foi fruto de uma parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte.
Os médicos das equipes de Cirurgia Plástica e Anestesiologia da Rede realizaram as cirurgias voluntariamente, garantindo segurança e qualidade assistencial para os pacientes. Participaram também da ação equipes de Cardiologia, Pediatria, Laboratório, Radiologia, Farmácia e Enfermagem.
"O Mater Dei tem estabelecido campanhas que visam atender as demandas que existem. Somos procurados por diversas pessoas, principalmente pacientes do interior do Estado, desejando que o Hospital pudesse se envolver com o acolhimento e tratamento de pessoas com lábio leporino. Acredito que isso faz com que o Mater Dei preste uma ação social importante para essas pessoas.”, conta o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.
Para Sheila Santos, 32 anos, que saiu do Vale do Jequitinhonha para realizar a cirurgia, a ação tem um valor enorme na melhora da qualidade de vida do paciente. “Viajei 15 horas para chegar em Belo Horizonte e participar desta campanha. Isso vai ajudar muito na parte da respiração, não é algo apenas estético, vai melhorar também a autoestima.”
Vitória Medeiros é mãe do Enzo, de quatro anos, e do pequeno Ethan, de sete meses. Ambos nasceram com fissura labial, mas apenas o Ethan participou do Mutirão, onde ela viu na ação uma maneira de melhorar a vida do filho ainda no início da vida: “Quanto mais rápido operar, mais rápido vai melhorar a alimentação, respiração e também a estética, e isso tudo é muito importante. Temos muito que agradecer a oportunidade”.
“Este projeto beneficia e leva qualidade de vida para muitas pessoas e está totalmente alinhado com nossa missão. O Mater Dei Betim-Contagem está feliz em colaborar com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade de Odontologia da UFMG. Agradecemos ao nosso corpo clínico, especialmente as clínicas de Cirurgia Plástica e Anestesiologia que estiveram conosco diretamente nesse projeto”, finaliza o presidente da Rede.
Lábio Leporino
Estima-se que no Brasil uma a cada 650 crianças nasce com fissura labial. "Sua origem é multifatorial e condições ambientais e genéticas podem estar envolvidas. A exposição ao álcool, anticonvulsivantes, como a fenitoína, tabagismo e outras afecções maternas aumentam o risco de filhos acometidos", explica o cirurgião plástico da Rede e um dos responsáveis pela realização das cirurgias da campanha, André Villani Correa Mafra.
De acordo com o médico, a cirurgia para correção da fissura é extremamente importante para promover a melhora na qualidade de vida dos pacientes, tendo em vista que o procedimento não tem cunho apenas estético. "A cirurgia plástica tem um papel fundamental para o tratamento de fissuras labiopalatais, uma vez que estas não são apenas de cunho estético. Estão relacionadas a distúrbios respiratórios, nutricionais, audição, fala, esqueléticos e dentários.”, destaca.
Este post é sobre Notícias institucionais