Neste dia em que comemoramos o Dia do Dermatologista, é importante trazer luz ao fato de que esta é uma das especialidades médicas mais antigas e a que concentra o maior número de doenças catalogadas, de causas desconhecidas e ainda sem tratamento. Por contar com um leque tão grande para pesquisa e atuação, ao longo dos anos foram incorporadas novas especialidades na área, como a dermapatologia, a micologia médica, a cirurgia dermatológica, entre outras, que vêm agregando no diagnóstico e no tratamento de doenças da pele.
Tendo este cenário em vista, o dermatologista da Rede Mater Dei, Bernardo Gontijo, reforça a importância dos cuidados simples e essenciais, que são recomendados pelos especialistas. “Higienização, hidratação e, o mais importante deles, fotoproteção - o protetor solar. É preciso ter uma noção clara e real dos benefícios que os cosméticos proporcionam, que são limitados. O uso de fotoprotetores deve ser estimulado desde a infância, uma vez que sua ação é preventiva, e não terapêutica.” Sendo assim, quanto antes os cuidados com a pele forem iniciados, maiores as chances de preservação do tecido e da prevenção contra enfermidades.
O médico ainda relata a necessidade de atenção a qualquer mudança que apareça na pele, ressaltando que este cuidado deve ser redobrado, em especial, para aqueles que têm histórico familiar de tumores de pele - como o melanoma, ou que possuem outros fatores de risco. “Esses pacientes devem ser acompanhados semestralmente. E, no geral, para outros pacientes é recomendada a ida ao dermatologista anual, a partir dos 40 anos. O objetivo destas consultas é a detecção precoce de lesões malignas ou pré-malignas, melhorando as chances de prognóstico e tratamento”, explica Bernardo. Por isso, ao notar qualquer alteração na pele, não deixe de procurar um dermatologista.
Cuidado dermatológico na Mater Dei
A equipe de Dermatologia da Rede Mater Dei atua nas mais diversas frentes de atendimento, como nas consultas eletivas ambulatoriais, nas interconsultas hospitalares, no check-up e na realização de cirurgias de baixa complexidade. Dentro do espírito multidisciplinar da Mater Dei, os especialistas da área também estão presentes no ambulatório de feridas e na câmara hiperbárica.
Além disso, como qualquer outra urgência, a emergência dermatológica também exige diagnóstico rápido, preciso e pronta medicação, tendo em vista que ela também pode ter evolução desfavorável. Assim, a Rede Mater Dei de Saúde dispõe de uma equipe de dermatologistas para atender prontamente este tipo de demanda e também de equipamentos e exames de ponta para o diagnóstico efetivo.
Não deixe para depois, agende sua consulta dermatológica no site da Mater Dei (materdei.com.br) ou no WhatsApp: 3339-9800.
Este post é sobre Notícias institucionais