Visando evoluir e ampliar a excelência nos tratamentos contra diversos tipos de câncer, a Rede Mater Dei de Saúde, promoveu no dia 04 de outubro, em Belo Horizonte, o “Intercâmbio Radio-Oncologia Rede Mater Dei e Johns Hopkins - Alta tecnologia e terapia com prótons”. O encontro abordou as perspectivas da oncologia nacional e internacional.
O intercâmbio realizado estreita laços com centros de referência internacional com a finalidade de aprimoramento científico. É através de intercâmbios com profissionais internacionais, simpósios, e investimento em alta tecnologia, que a Rede Mater Dei se posiciona como uma instituição que preza pela excelência científica em diversas especialidades. A troca de informações entre profissionais amplia as possibilidades no tratamento dos pacientes da Rede e contribui com a pesquisa científica no Brasil.
O evento contou com a presença de médicos da Rede Mater Dei e do Doutor Curtiland Deville Jr. O Professor Deville é o Diretor Médico do Johns Hopkins Proton Therapy Center, Diretor Clínico de de Radio-Oncologia do Sibley Memorial Hospital, codiretor da Clínica Multidisciplinar de Câncer de Próstata Kimmel Cancer Center no Sibley Memorial Hospital, além de ser Professor Associado na Faculdade de Medicina da Johns Hopkins. O especialista, que é destaque na terapia com prótons e líder em vários estudos clínicos, palestrou sobre uso da radioterapia com prótons no tratamento dos tumores pediátricos e na população adulta. Além disso, discorreu sobre o uso de alta tecnologia no tratamento do câncer de próstata em um tempo mais curto, o hipofracionamento.
Durante o intercâmbio foi possível acompanhar o coordenador do Serviço de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde, Enaldo Melo de Lima, palestrar sobre “O cuidado em Oncologia no Brasil: melhorias e Perspectivas”. O coordenador do Serviço de Radioterapia da Rede, Gabriel Gil, ministrou a palestra “Radio-Oncologia Mater Dei e o Cenário da Radioterapia no Brasil”. O encontro também foi uma oportunidade para discussão dos casos clínicos da Rede Mater Dei. O oncologista Paulo Henrique Diniz encerrou o evento falando sobre “Desafios da Pesquisa Clínica no Brasil”.
Serviço de Radioterapia Mater Dei
Utilizando a mais alta tecnologia para os pacientes oncológicos, o Serviço de Radioterapia da Rede Mater Dei de Saúde trabalha com as técnicas mais avançadas e inovadoras. “Atualmente, as tecnologias disponíveis permitem o tratamento de vários tipos de câncer com precisão e segurança. Outro benefício proporcionado é uma maior conveniência ao paciente, que pode ter seu tratamento concluído com maior eficácia e mais rapidamente." Afirma o coordenador do Serviço de Radioterapia da Rede Mater Dei de Saúde, Gabriel Gil.
Alguns dos principais tratamentos realizados são a radioterapia com modulação de feixe (IMRT) e a radioterapia em arco com modulação de feixe (VMAT), que permitem que a dose de radioterapia seja mais bem conformada à região do tumor poupando os demais órgãos adjacentes à lesão. O acelerador linear recentemente adquirido pelo Mater Dei, único do modelo de última geração na região metropolitana de Belo Horizonte, possibilita a radiocirurgia e radioterapia estereotáxica fracionada (SBRT). Essas técnicas permitem o tratamento de alguns tumores no cérebro, pulmão e coluna sem a necessidade de cirurgia convencional.
Para garantir a segurança do tratamento são realizadas, na Rede Mater Dei, imagens de verificação de posicionamento com uma tomografia computadorizada acoplada a um braço robótico dentro da sala de tratamento. O IGRT, Image Guided Radiation Therapy é mais um avanço disponível nesse compromisso com a qualidade do tratamento.
A Rede Mater Dei também trabalha com tecnologia exclusiva em Minas Gerais, para pacientes com câncer de mama, pulmão e fígado. Trata-se do ABC (Active Breath Coordinator) que é um controle respiratório ativo na hora de entregar a dose de radioterapia. É uma tecnologia que diminui ainda mais a probabilidade de efeitos colaterais no coração e pulmão.
Para mais informações sobre o Serviço de Radioterapia da Rede Mater Dei ou para marcar uma consulta, os telefones são: (31) 3339-9943 e 3339-9009
Este post é sobre Notícias institucionais