O otorrinolaringologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço. Por ser um especialista com atuação ampla, as doenças tratadas por ele podem ser desde enfermidades simples, como infecções agudas, até quadros mais complexos, como tumores cerebrais e nasais. Além disso, este especialista é capacitado para realizar cirurgias estéticas e funcionais do nariz, tratamentos dos distúrbios do sono e de alterações esqueléticas da face.
A frequência de visitas ao otorrinolaringologista está muito relacionada à faixa etária dos pacientes e às queixas apresentadas. Um exemplo disso são as crianças - que costumam apresentar muitas infecções nos primeiros anos de vida, ou pessoas com mais de 62 anos de idade - que têm a indicação de procurar a parte Otológica (área da otorrinolaringologia que trata dos problemas do aparelho auditivo), a fim de acompanhar a saúde auditiva. “Também há casos de fumantes com a carga tabágica de mais de 20 anos, que devem realizar exames constantes para avaliar a laringe”, ressalta Tiago Souza, coordenador do serviço de otorrinolaringologia do Mater Dei Betim-Contagem
“Há ainda alguns sinais de alerta que requerem urgência na busca do profissional, como sangramentos nasais - que podem necessitar de intervenção com tamponamentos ou cirurgia, doenças infecciosas agudas e remoção de corpos estranhos dos ouvidos, nariz e laringe. Além disso, a avaliação precoce de rouquidão pode diagnosticar um câncer inicial de prega vocal e aumentar as chances de cura do paciente” acrescenta Juliano de Oliveira, coordenador do serviço de otorrinolaringologia do Mater Dei Contorno.
Portanto, assim como em outras especialidades, o diagnóstico precoce das doenças relacionadas à especialidade é de suma importância para o sucesso do tratamento do paciente.
Dia Nacional do Otorrinolaringologista
O dia 3 de março é marcado pelo Dia Nacional do Otorrinolaringologista e sensibiliza sobre a importância desta especialidade no cuidado com a saúde dos pacientes. “É um presente para nós, otorrinos, poder exercer essa profissão. É uma ocupação que nos permite tratar os sentidos essenciais das pessoas. Temos a capacidade de dar ao paciente a recuperação de sentidos e isso é um presente, um dom.”, relata Tiago Souza, médico otorrinolaringologista da Rede Mater Dei.
Otorrinolaringologia na Rede Mater Dei
A Rede Mater Dei de Saúde oferece atendimento de qualidade em todas as áreas e subespecialidades existentes na otorrinolaringologia e as equipes estão presentes diariamente nos pronto-socorros dos hospitais. O Mater Dei Contorno foi pioneiro na criação de um ambulatório dedicado a esta especialidade, que posteriormente também foi implantado no Mater Dei Betim-Contagem.
Além da possibilidade de serem atendidos por um otorrinolaringologista generalista nos pronto atendimentos, os pacientes também podem agendar consultas ambulatoriais diretamente nas subespecialidades desejadas. “A equipe de Otorrinolaringologistas, bem como os hospitais da Rede Mater Dei, oferece toda a infraestrutura tecnológica e física para a melhor prática médica e para oferecer o melhor cuidado aos pacientes e familiares.”, reforça Juliano.
Publicado em: 03/03/2022
Este post é sobre Notícias institucionais