Artigo sobre avaliação da retração cirúrgica em pacientes com melanoma cutâneo é aprovado em umas das principais revistas de oncologia do mundo. - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Artigo sobre avaliação da retração cirúrgica em pacientes com melanoma cutâneo é aprovado em umas das principais revistas de oncologia do mundo.

Artigo sobre avaliação da retração cirúrgica em pacientes com melanoma cutâneo é aprovado em umas das principais revistas de oncologia do mundo.


Recentemente o médico cirurgião oncologista da Rede Mater Dei de Saúde, Everton Otávio Flores Ferrão, teve seu artigo “
Assessment of retraction in surgical specimens in melanoma patients submitted to oncological amplification of margins” ou, em português, “Avaliação da retração em peças cirúrgicas em pacientes com melanoma submetidos à ampliação oncológica de margens”, aprovado na Surgical Oncology, uma das maiores revistas de oncologia do mundo.

 

Trata-se de um artigo que avalia o grau de retração de espécimes cirúrgicos em pacientes com melanoma. A publicação foi fruto do seu mestrado e toda coleta de dados deu-se na Rede Mater Dei de saúde, que também contou com a contribuição do médico Alberto Julius Alves Wainstein.

 

O estudo avaliou o grau de retração  dos espécimes cirúrgicos de pacientes submetidos a tratamento oncológico de melanoma cutâneo. De acordo com o cirurgião oncológico, observou-se um encolhimento de cerca de 20% dos espécimes. “Com isso, a aferição das medidas documentadas em laudo anatomopatológico representa cerca de 80% da medida real. Sendo assim, novas cirurgias para ampliações podem ser desnecessárias, poupando o paciente oncológico, em alguns casos, de cirurgias mutiladoras.”

 

Segundo Everton, este artigo corrobora o que poucos estudos internacionais já haviam evidenciado, que as peças cirúrgicas sofrem retração, imediatamente após a excisão e uma nova retração após a fixação em formol. “Este foi o primeiro estudo brasileiro sobre retração de peças cirúrgicas e o maior estudo em pacientes com melanoma cutâneo até o momento de sua publicação. Na prática clínica, ressaltamos a grande importância de um tratamento oncológico adequado por equipe especializada”, ressalta. 

 

 

Publicado em: 21/10/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados artigo oncologia câncer de pele

Posts Relacionados

08 Novembro 2021

Saiba quais são os principais tipos de...

Estes também são os tipos de câncer mais comum na população masculina, que tem muitos casos agravados devido à negligência na procura por ajuda médica e tratamento precoce, além de preconceitos comuns do sexo masculino. Conheça os tipos de câncer mais...
17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...
27 Dezembro 2021

Com a chegada do verão, redobre a sua...

O câncer de pele pode ser diagnosticado por lesões cutâneas que não cicatrizam, apresentam sangramento, ulceração ou nodulações de crescimento progressivo