Mater Dei alerta para o risco do tabagismo - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Mater Dei alerta para o risco do tabagismo

Mater Dei alerta para o risco do tabagismo

O tabaco é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e oncológicas do mundo, com predominância do câncer de pulmão, que deve acometer mais de 31 mil homens e mulheres no Brasil somente no biênio 2018-2019, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O câncer de pulmão também é um dos mais letais, responsável pela morte de 7 milhões de pessoas somente no ano passado.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o tabagismo como o responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e mortes evitáveis. Em 2018, o INCA estimou que Minas Gerais teve uma taxa de incidência de 14,14 casos por 100 mil homens. Para cada 100 mil mulheres, o número estimado foi de 7,71 que apresentaram casos de neoplasia maligna da traqueia, dos broncos e dos pulmões.  

A pesquisa Vigitel, que compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis, feita com 54 mil pessoas com mais de 18 anos, indica que nos últimos dez anos, o número de brasileiros fumantes caiu 34%. Apesar da boa notícia, 10% da população adulta fuma e mais de 20 milhões de brasileiros estão expostos diariamente aos efeitos nocivos do cigarro. 

“Antes do diagnóstico, o ideal é prevenir. E como prevenimos: fazendo campanha, incentivando o fim do tabaco, apoiando essas pessoas porque isso é um vício. Não é fácil tirar o tabaco das pessoas que já estão viciadas, acostumadas ao uso”, explica o médico e cirurgião torácico da Rede Mater Dei de Saúde, Daniel Bonomi. 

Sintomas

O cirurgião esclarece que o câncer de pulmão apresenta alguns sintomas e, em muitos casos, já é diagnosticado como uma doença localmente avançada, com tratamento mais complexo. 

Conheça os sintomas que levantam a suspeita de doenças do pulmão, entre elas, o câncer:

  1. Tosse persistente
  2. Hemoptise (expectoração com raias de sangue)
  3. Dor torácica dispneia (falta de ar)
  4. Perda ponderal
  5. Escarro com sangue
  6. Perda de peso

O câncer de pulmão tem tratamento?

O Hospital Integrado do Câncer Mater Dei (HIC) tem equipe multidisciplinar e tecnologia de ponta para diagnóstico, tratamento medicamentoso e cirúrgico para pacientes com câncer de pulmão. O médico cirurgião explica que o primeiro passo é a realização do rastreamento (screening) com tomografia para identificar possíveis lesões neoplásicas ou tumorais de forma precoce, contando com o auxílio de um equipe multidisciplinar para início do tratamento. 

“Não existem dúvidas de que o câncer de pulmão é melhor tratado por equipe multidisciplinar e integrada. Dessa forma, a partir de reuniões e discussões do caso podemos traçar qual melhor tratamento e programar a melhor forma de acompanhamento. Um diagnóstico precoce da doença é fundamental para o tratamento bem-sucedido e cura”, fala Daniel Bonomi.

Com o HIC, um dos principais centro de tratamento oncológico do Brasil, a Rede Mater Dei conta com toda estrutura necessária e corpo clínico capacitado para realizar o diagnóstico precoce de lesões. “A gente tem screening oncológicos, temos toda a assistência para tratamento das doenças cardiovasculares, e possuímos ainda assistência de qualidade. Então temos todos esses dispositivos para tratar desses pacientes”, finaliza o médico.

Publicado em: 29/05/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

03 Novembro 2016

“Mater Dei na luta contra o...

Rede Mater Dei de Saúde realiza a 6ª edição da Campanha em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.
03 Novembro 2016

Videourologia

A Rede Mater Dei de Saúde dispõe dos recursos tecnológicos para a realização das cirurgias urológicas laparoscópicas, contando com salas cirúrgicas com equipamentos modernos e com possibilidade de integração das imagens obtidas nas operações.
11 Setembro 2018

Setembro dourado e o câncer...

Durante o mês de setembro, são realizadas ações dedicadas à conscientização e alerta para o câncer infantojuvenil, que corresponde à segunda causa de morte por doença no Brasil de crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos.