​Mater Dei realiza mais uma cirurgia fetal - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » ​Mater Dei realiza mais uma cirurgia fetal

​Mater Dei realiza mais uma cirurgia fetal

Procedimento intrauterino contou com estrutura e expertise médica da Rede para sua realização e sucesso

(Release)

A Rede Mater de Saúde possui recursos técnicos, de estrutura, diagnósticos e corpo clínico e assistencial capacitados para realizar o atendimento em todas as fases da vida. Mesmo quando essa fase anteceder ao nascimento. As cirurgias fetais, grande avanço da obstetrícia moderna, não só aumentam as chances de um crescimento completo para os bebês, mas permite a qualidade de vida e correção de patologias ainda no pré-natal.
 
Em maio desse ano, mais um procedimento de Cirurgia Fetal foi realizado no Mater Dei Santo Agostinho. Tratou-se de uma gravidez gemelar com apenas uma placenta. A  paciente era portadora da Síndrome de Transfusão Feto-Fetal (STFF) , uma complicação rara e perigosa, composta por 5 estágios de gravidade, sendo o quinto o falecimento de um ou dois fetos. O monitoramento da gravidez por meio de ultrassom, a retirada de excesso de líquido amniótico e a cirurgia com laser para ablação dos vasos placentários são os três tratamentos para a STFF. 

“A Síndrome de Transfusão Feto-Fetal pode levar a morte dos dois fetos e a cirurgia intra-utero melhora em muito este prognóstico. Após a cirurgia, 85% dos fetos sobrevivem”, explica o ginecologista e coordenador do Serviço de Medicina Fetal, Carlos Henrique Mascarenhas.

Nessa cirurgia, os vasos da placenta que faziam a comunicação entre os dois fetos foram separados por laser com a utilização de um instrumento denominado Fetoscópio, uma câmera que é introduzida na cavidade amniótica. Esse procedimento é realizado quando os casos da síndrome são mais graves.

 A Rede Mater Dei de Saúde está equipada com os melhores profissionais em obstetrícia, neurocirurgia, anestesiologia e enfermagem em uma estrutura única com toda a tecnologia necessária para a utilização do corpo clínico na busca por êxito.
 

Pioneirismo do Mater Dei

Também realizada pelo médico Carlos Henrique Mascarenhas e sua equipe, a primeira cirurgia fetal de Minas Gerais foi um sucesso. Realizada no dia 23 de abril, também no Mater Dei Santo Agostinho, a cirurgia foi de correção de mielomeningocele, conhecida como espinha bífida.

Complexo e desafiador, o procedimento cirúrgico envolveu uma equipe cirúrgica treinada, coesa e preparada. “A Rede Mater Dei de Saúde está preparada e estruturada para fazer todas as cirurgias fetais disponíveis. Nosso objetivo é fazer com que nossos pacientes estejam próximos de suas famílias nesses momentos de grande desafio e angústia. Como tudo que fazemos, o resultado de nosso trabalho só será relevante e adequado se trouxer junto muito calor humano, muito carinho e atenção permanente, com as mães e os pais envolvidos nestas cirurgias”, explica Carlos Henrique. 


RESPONSÁVEL:
Carlos Henrique Mascarenhas
Ginecologista e coordenador do Serviço de Medicina Fetal da Rede Mater Dei
CRM-MG: 29885


Publicado em: 20/06/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

20 Junho 2018

​Mater Dei realiza mais uma cirurgia...

Procedimento intrauterino contou com estrutura e expertise médica da Rede para sua realização e sucesso.