Qualidade clínico-assistencial certificada - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Qualidade clínico-assistencial certificada

Qualidade clínico-assistencial certificada

Márcia Salvador Géo
Vice-presidente assistencial, operacional da Rede Mater Dei de Saúde
 
O atendimento hospitalar envolve uma gama enorme de processos, tecnologia e equipes multiprofissionais. Hoje a medicina salva mais vidas, é mais complexa e por isso tem que trabalhar com ferramentas de controle de qualidade e gerenciamento de riscos. Tudo isso deixando o paciente como ator principal de sua assistência, engajando-o e a seus familiares no seu tratamento. Isso é importante não só devido ao direito que ele possui de conhecer e entender sobre sua doença, mas também porque esse engajamento aumenta as chances de êxito dos tratamentos e a maior continuidade dos cuidados necessários a preservar a sua saúde, além de diminuir as ocorrências de eventos assistenciais indesejados.
 
Uma das formas de manter uma organização hospitalar apta a fornecer qualidade e segurança aos pacientes é submetê-la, periodicamente, a auditorias externas próprias para o setor de saúde. Mais do que um título emoldurado na parede, as Acreditações Hospitalares são uma certificação de garantia para os clientes de que a instituição trabalha de forma consistente e perene na qualidade assistencial, conferindo credibilidade quanto à qualidade do serviço prestado.
 
Por isso, o Mater Dei sempre buscou passar por auditorias externas, sendo uma forma de além de nos certificar, termos uma opinião técnica balizadas nas melhores práticas nacionais e internacionais de que tudo está sendo feito para garantir a qualidade e segurança assistencial. Buscamos sempre as melhores e mais renomadas acreditações hospitalares e, diariamente nos desafiamos a fazer sempre mais.
 
Em 2004, recebemos a primeira certificação hospitalar por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA), diretamente no nível 3, máximo de excelência, sendo o primeiro hospital a conseguir este resultado em uma capital Brasileira. O Mater Dei ainda se preparou para uma Acreditação Internacional e, em 2008, foi certificado pela ISO 9001:2008 RVA. Em 2009, o Hospital foi certificado pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO), a mesma norma que certifica hospitais norte-americanos. Fomos o primeiro hospital fora dos Estados Unidos a conseguir essa certificação e iniciamos a partir daí um ciclo de avaliações sempre com um auditor americano presente. Aprendemos e evoluímos muito nos quesitos segurança de ambiente físico e a trabalhar com normas internacionais de qualidade e segurança de nossos pacientes. Em 2012, o Hospital passou a fazer parte dos Hospitais Sentinela da ANVISA. Em 2016, o Mater Dei Contorno foi o primeiro hospital de Minas gerais certificado pela Joint Commission International (JCI).
 
Em 2017, o Programa de Cuidados Metabólicos e Bariátricos da Rede Mater Dei de Saúde foi certificado pela Surgical Review Corporation (SRC) como Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™, sendo também a primeira instituição de saúde de Minas Gerais acreditada nessa certificação. Também no último ano, a Rede foi validada pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) como Centro de Excelência no Controle e Prevenção do Tromboembolismo Venoso, sendo o primeiro hospital do Brasil a receber essa validação de Excelência em Prevenção de Tromboembolismo Venoso.
 
Acreditamos que este é o caminho para darmos segurança a quem nos procura, aliando todos os requisitos de normas a nossa filosofia de sempre dar a melhor tecnologia e aplicar a melhor evidencia cientifica nos tratamentos aos nossos pacientes, sem nunca esquecermos o calor humano e o carinho que todo indivíduo necessita para se recuperar e ter uma qualidade de vida melhor. 


Publicado em: 17/08/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

17 Agosto 2018

Qualidade clínico-assistencial...

O atendimento hospitalar envolve uma gama enorme de processos, tecnologia e equipes multiprofissionais. Hoje a medicina salva mais vidas, é mais complexa e por isso tem que trabalhar com ferramentas de controle de qualidade e gerenciamento de riscos.