A Pandemia do Coronavírus tem provocado profundas mudanças nos hábitos e comportamentos da população. Um dos pontos mais relevantes tem sido as práticas de isolamento e distanciamento sociais para desacelerar a transmissão do vírus. No Brasil, as medidas têm sido intensificadas ou flexibilizadas em função do número de casos e a capacidade de resposta do sistema de saúde. Em Minas Gerais, vários segmentos da sociedade estão retomando as atividades. E isso deve ser feito de forma ordenada e segura.
Para isso, a Rede Mater Dei de Saúde está compartilhando a expertise técnica com empresas parceiras como a Minasligas e a Villefort na retomada das atividades para que tenham a segurança e a tranquilidade de oferecer aos funcionários e aos clientes as melhores práticas de prevenção e controle da disseminação do coronavírus. A parceria foi feita também com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para a reabertura e retomada controlada dos shoppings em Minas Gerais.
Para o Presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, é importante que as organizações elaborem um Plano de Retorno para impedir a propagação da Covid-19 e reduzir o impacto da contaminação no local de trabalho. “Havíamos percebido uma demanda crescente por parte de empresas por um cuidado de seus funcionários. Por isso, implementamos, desde 2019, o serviço de Saúde Corporativa em instituições, dentro do conceito de Atendimento Integral à Saúde. E, agora, mais especificamente, estamos ampliando essa atuação contribuindo por meio de consultorias na preparação para a volta das atividades comerciais”, afirma o presidente.
“Os objetivos são integrar os nossos serviços consultivos às ações de saúde ocupacional, higiene e segurança das empresas, cooperando tecnicamente para garantir o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores e prestadores de serviços das empresas que estão retomando as atividades”, destaca o Diretor de Novos Negócios da Rede, Luis Márcio Ramos”. Com uma equipe multidisciplinar, a Rede monta estratégias personalizadas para cada tipo de empreendimento ou negócio. O foco do plano customizado é prevenir/minimizar a transmissão do vírus, manter o ambiente seguro, manter a empresa saudável e garantir a produtividade evitando custos desnecessários. “Por isso, as atividades são precedidas de diagnóstico situacional para, então, propormos as diretrizes técnicas para implantação e o monitoramento de indicadores de resultados”, completa Luis Márcio.
A Saúde Corporativa Mater Dei
A Rede Mater Dei de Saúde desenvolveu a partir da sua própria experiência, o serviço de Saúde Corporativa para empresas parceiras. O modelo visa integrar os componentes de saúde ocupacional, assistência médico-hospitalar e promoção da saúde, objetivando, através da coordenação dos cuidados e de uma maior interseção dessas dimensões, melhorar os indicadores de saúde dos colaboradores, a qualidade de vida e satisfação, reduzir custos e aumentar a produtividade no trabalho, com redução de absenteísmo e afastamentos médicos.
A atuação se dá por meio dos conceitos de gestão de saúde populacional, através de Unidades de Atenção Primária à Saúde e de Programas de Promoção da Saúde que, em seu conjunto, promovem acesso, coordenação, integração e continuidade dos cuidados, observada a epidemiologia da população alvo.
Este post é sobre Notícias institucionais